31 julho 25
Empresas

Bebiana Rocha

ADA junta forças com Lohmann & Rauscher em parceria estratégica

A empresa alemã Lohmann & Rauscher (L&R), referência internacional em produtos e serviços médicos, adquiriu em julho 49% do capital do grupo português ADA, fabricante de produtos de gaze e não tecidos, ligaduras, artigos para incontinência e descartáveis médicos, com sede em Seroa.

A ADA é atualmente a única fabricante europeia verdadeiramente competitiva neste segmento, fator que despertou o interesse da L&R, que pretende reforçar a sua presença no mercado europeu e garantir maior capacidade de fornecimento. “Com a sua tecnologia de produção avançada e know-how, gestão empresarial rentável e produtos de gaze e não tecidos made in Europe, a ADA é um parceiro indispensável. Graças à nossa parceria podemos explorar cada vez mais os mercados português e espanhol. Além disso, esta cooperação reforça a nossa posição no mercado europeu”, afirmou em comunicado Holger Maegdefrau, CFO da L&R.

Com mais de 170 anos de experiência, a L&R desenvolve e fornece dispositivos médicos e produtos de higiene, que vão desde ligaduras convencionais a sistemas modernos de tratamento e cuidados. O grupo emprega mais de 5.700 colaboradores, possui mais de 50 subsidiárias e uma rede de 140 parceiros de distribuição, alcançando mais de 120 países.

Para a CEO da ADA, Marta Andrade, que lidera o grupo desde 2023 ao lado das irmãs Sara e Matilde Andrade, netas do fundador Albino Dias de Andrade, as sinergias resultantes da parceria são evidentes e irão reforçar a competitividade do grupo. “Estamos muito entusiasmadas com esta colaboração e ansiosas por trabalhar em conjunto”, sublinha.

A ADA, que ao longo dos anos se verticalizou, emprega atualmente 420 pessoas e registou 48 milhões de euros de vendas em 2024.

Partilhar