08 maio 24
Formação

Bebiana Rocha

Academia do Têxtil e U.Minho criam líderes de amanhã

A Academia do Têxtil, em parceria com a Universidade do Minho, está a levar a cabo um programa de formação prático que permite aos estudantes tomarem contacto com empresas de peso dentro do sector. O objetivo é formar os líderes de amanhã e trazer sangue novo para a fileira.

“A Academia do Têxtil é uma empresa que surgiu da necessidade de cinco grandes empresas do sector em reforçarem os seus quadros e renovarem o know how que a indústria têxtil requer. Estas empresa são: TMG Textiles, Lameirinho, MGC, Inovafil e ATB. Sentimos que há muito conhecimento técnico/empírico nas empresas, mas que corre o risco de se perder com os anos se não houver transmissão para os jovens, por isso, decidimos criar este programa profissional que coloca os estudantes em cada semestre numa das cinco empresas sócias”, faz o enquadramento Vítor Fernandes, gerente da Academia do Têxtil, ao T Jornal.

Durante esse semestre na empresa são atribuídos aos jovens tarefas diárias em simultâneo com o desenvolvimento de um projeto estratégico de melhoria identificado pela empresa. Segundo Vítor Fernandes, “o projeto é importante para incentivar o novo elemento a pensar de forma mais abrangente e a tomar contacto com questões práticas”.

“A nossa proposta de valor passa muito por: uma experiência remunerada de dois anos de visão transversal do sector, com a passagem por diferentes culturas empresariais, para que se criem líderes no futuro. Em paralelo, garantimos ao trainee se fizer o seu processo com sucesso tem empregabilidade garantida”, concretiza o também Administrador no grupo TMG. A primeira fornada de trainees já saiu e estão mais cinco a fazer o seu percurso.

Partilhar