26 maio 23
Têxteis-Lar

Ana Rodrigues

Abyss & Habidecor aposta nas exportações

Estados Unidos, China, Dubai e Arábia Saudita são as geografias que passaram a ter importância fundamental para a Abyss & Habidecor na área das exportações – que já absorve a quase totalidade da produção da empresa. A China é ainda o maior mercado, mas os Estados Unidos já asseguram entre 35% a 40% do que sai da Abyss & Habidecor para fora das fronteiras nacionais.

Inicialmente apenas produtora de tapetes, a empresa de têxteis-lar fundada por Celso Lemos passou para os atoalhados, robes, lençóis, mantas, almofadas e até toalhas de praia: “Quando se vendiam os tapetes, as pessoas procuravam sempre toalhas de casa de banho que pudessem condizer e nunca encontravam toalhas nas cores que temos”, contou a sobrinha-neta do fundador, Maria de Lemos Teixeira, que hoje ocupa um lugar importante na dinamização da empresa, à Revista Rua.

Em contínuo trabalho e a produzir novidades todos os anos utilizando as melhores matérias-primas, foi há 27 anos que o fundador ganhou sensibilidade para as melhores fibras – nomeadamente o algodão Giza, proveniente do Egipto – ou o linho que é proveniente da Bélgica, ou a seda.

Desde a produção do tecido e a criação química das cores ao embalamento, para assegurar que os têxteis não perdem qualidade, cor e tamanho, a responsabilidade da empresa de Viseu e a preferência continua a recair sobre o processo manual, o que garante o controlo minucioso da qualidade dos produtos.

Tingidos por peça, os produtos refletem uma coloração uniforme, passando por um processo de pré-lavagem, para que mantenham o tamanho e não perca a vivacidade da sua cor. Mais ainda, os métodos de tingimento privilegiam corantes eco-friendly, sendo que toda a água utilizada neste processo é tratada antes de chegar ao saneamento público.

“Não dependemos de outras indústrias para funcionar. Tentamos que, em tudo que seja possível, sejamos nós a fazê-lo”, concluiu o responsável do departamento comercial, Rúben Teixeira. A empresa de têxteis-lar, com já 40 anos sediada em Viseu, alia a mestria de um ofício de alta precisão à vontade de se reformular continuamente e deu-se a conhecer ao mundo no mercado de luxo.

Partilhar