20 janeiro 26
Comércio

Bebiana Rocha

ABIT saúda aprovação do Acordo UE-Mercosul

A ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confeção manifestou recentemente a sua satisfação com a aprovação do Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia, um passo decisivo que abre caminho à sua assinatura e posterior ratificação. Em comunicado, a congénere da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal no Brasil sublinha que “este importante avanço representa um marco nas relações bilaterais entre dois grandes espaços económicos, após mais de duas décadas de negociações”.

Segundo a entidade, entre as principais oportunidades que se colocam para o setor têxtil e do vestuário brasileiro destacam-se o potencial de aumento do investimento, o reforço da cooperação tecnológica e a intensificação da colaboração na área da sustentabilidade. A nota de imprensa refere ainda a formalização de um entendimento entre a ABIT e a EURATEX, centrado nas regras de origem e no desagravamento tarifário, que foi entregue aos respetivos governos como uma proposta conjunta do setor privado.

Em conclusão, a ABIT considera que o Acordo UE-Mercosul tem um elevado potencial para impulsionar as exportações, fortalecer a cooperação entre as duas regiões e contribuir para a construção de cadeias de abastecimento mais resilientes e sustentáveis.

Partilhar