Bebiana Rocha
O Fórum da Indústria Têxtil, organizado pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, este ano em parceria com a Câmara Municipal de Famalicão, tem mais um painel fechado. Dia 26 de novembro, na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão, as empresas AAC Têxteis, Confetil e Somelos partilham os desafios atuais da indústria e como os podem ultrapassar, apoiadas em parcerias estratégicas com as marcas.
‘O impacto de uma colaboração mais estreita entre marcas e indústria’ é o mote para as apresentações de Paulo Pereira, CEO da AAC Têxteis, Dionísia Portela, sustainability manager da Confetil, e Alberta Marimba, commercial diretor da Somelos. Às quais se seguem exemplos práticos de parcerias com marcas e um breve debate.
“Atendendo aos desafios que a ITV enfrenta, o tema do fórum deste ano é de extrema relevância, uma vez que é necessário refletir sobre o valor para o negócio das alianças estratégicas entre as marcas e a indústria”, comenta Dionísia Portela. A Confetil é uma empresa familiar com mais de 50 anos que fornece uma solução chave na mão ao cliente, desde o fornecimento de matéria-prima até à entrega do produto acabado. “Oferecemos qualidade, versatilidade, inovação, design e processos fiáveis e sustentáveis”, sintetiza.
Ao T Jornal, Paulo Pereira destacou a capacidade da AAC Têxteis enquanto confeção para trabalhar os conceitos da marca à medida, uma postura que torna a empresa a parceira ideal. “As nossas capacidades ultrapassam a nossa produção interna. Temos relações com parceiros têxteis locais para tingimento, acabamento e outros, que nos trazem agilidade e responsividade ao serviço prestado. Para além de que apoiarmo-nos numa cadeia de fornecimento local, que reduz a nossa pegada carbónica”, apresenta-se.
A Somelos é um nome de referência no panorama têxtil nacional e internacional, sendo por isso um nome de peso no alinhamento desta 26ª edição. É capaz de responder a qualquer desafio com rapidez e dar valor a cada centímetro do tecido, concentrando nas suas instalações as diferentes etapas do processo produtivo. “As nossas escolhas são exigentes, criteriosas e informadas”, sublinha.
As inscrições podem ser feitas aqui. O Fórum da Indústria Têxtil tem início às 14h30 com uma abertura partilhada entre o Presidente da ATP e a Câmara Municipal de Famalicão. Fechado está também a apresentação da evolução dos principais indicadores da ITV portuguesa, o painel Indústria da Moda: Riscos, Desafios e Oportunidades.