22 julho 25
Arte têxtil

Bebiana Rocha

A Transformadora em destaque no novo roteiro pelo património industrial da Covilhã

A Transformadora – Fábrica do Pisão Novo integra o mais recente roteiro pelo património industrial dos lanifícios, promovido pela Trienal de Design da Covilhã. Nos dias 25 de julho, 1 e 8 de agosto, 5, 12, 19 e 26 de setembro, serão realizadas visitas guiadas à exposição Histórias Coloridas – Tingir com receitas de outros tempos, patente na Real Fábrica dos Panos, com curadoria de Rita Salvado.

A mostra apresenta “uma abordagem visual e informativa ao uso da cor nos têxteis regionais, desde as tonalidades naturais da lã aos corantes de origem vegetal e animal”. Segue-se um percurso pedestre pela Ribeira da Goldra e uma visita à exposição das Residências em Fábricas, na Transformadora – Fábrica do Pisão Novo.

Os artistas João Xará e Margarita Rozhkova desenvolveram os seus trabalhos nesta unidade, pertencente ao grupo empresarial Burel Factory, dedicada a processos de tinturaria e acabamentos de tecidos, nomeadamente feltragem e outros processos de ultimação.

A visita termina na exposição Histórias Tecidas – Do Debuxo e do Cardado Covilhã, na Real Fábrica Veiga. “Esta exposição explora o impacto do debuxo nos têxteis do quotidiano, permitindo ao público compreender a complexidade do design têxtil e a sua relação com a funcionalidade e a estética”, esclarece a organização.

O percurso tem aproximadamente 2 km e a inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do email: muslan@ubi.pt.

Partilhar