Bebiana Rocha
Terminou ontem a participação portuguesa na feira Performance Days, em Munique, com um balanço positivo por parte das empresas integradas no projeto Sustainable Textile & Apparel From Portugal, promovido pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
A WAT fez uma avaliação muito positiva da sua presença. “A feira evoluiu muitíssimo, vamos participar na próxima edição, já fizemos inscrição”, afirma Júlia Soares, sourcing and sales manager da empresa. A WAT já tinha participado em 2022, mas desta vez notou “um movimento bastante maior”. “Recebemos mais contactos do Reino Unido”, acrescenta a responsável, destacando que a Performance Days é sobretudo uma feira para consolidar o mercado europeu. Nesta edição, a WAT esteve localizada junto à área de bodywear, mas espera em 2026 mudar de hall e ficar mais próxima de outras empresas portuguesas de referência.

Também a A. Sampaio & Filhos, presença habitual neste certame, fez um balanço positivo. Em declarações ao T Jornal, Miguel Mendes, administrador da empresa, sublinha que a feira “correspondeu às expectativas”, com “bastante movimentação e várias reuniões planeadas” ao longo dos dias do evento.
Segundo o responsável, a Performance Days “é uma feira que nasceu muito pequena, mas tem mantido o interesse junto das marcas relevantes”, sendo também “das poucas feiras que têm vindo a crescer”. A empresa marcou ainda presença no Fórum principal, dedicado este ano ao tema “Textile to Textile – The Role of Recyclers”, com duas amostras desenvolvidas para evidenciar o potencial da reciclagem e o compromisso da A. Sampaio & Filhos com a sustentabilidade.
Quanto ao desempenho da empresa em 2025, Miguel Mendes adianta que “os resultados do primeiro semestre foram dentro das expectativas” e manifesta confiança em encerrar o ano com crescimento – “o que, atendendo à conjuntura global, é muito positivo”, ressalva.

A relevância da Performance Days confirma-se também nos números: esta edição de outono esteve totalmente esgotada, com mais de 520 expositores – um crescimento de 10% face ao ano anterior. De acordo com o comunicado oficial da organização, o sucesso contínuo do certame assenta numa seleção criteriosa dos expositores, segundo critérios de sustentabilidade e inovação.
“Enquanto outros estão a repensar os seus formatos, nós avançamos a toda a velocidade”, afirmou Marco Weichert, fundador e CEO da Performance Days em comunicado. “A indústria está a responder à qualidade, à relevância e à credibilidade. O nosso conceito resulta porque liga a inovação à responsabilidade – e é precisamente isso que o mercado precisa neste momento.”
Devido à forte procura, já existe uma lista de espera para a edição de março do próximo ano. “Estamos no caminho certo e continuaremos a evoluir a plataforma para responder às necessidades da indústria”, acrescenta Weichert.
Além da A. Sampaio & Filhos e da WAT, integraram a comitiva portuguesa as empresas Casa da Malha, Comfysocks, LMA, Lunartex, NGS Malhas e Sidónias Malhas, que aproveitaram a feira para reforçar contactos e apresentar as mais recentes propostas na área do desporto e outdoor.
