07 setembro 23
Marcas

Ana Rodrigues

A moda de luxo tem uma nova tendência: o silêncio

O luxo silencioso é uma nova tendência e as últimas semanas da moda nas principais capitais confirmaram o surgimento desse caminho de estilo minimalista, discreto e refinado, que já tinha explodido nas pesquisas online nos últimos doze meses, segundo dados agora coligidos pelo Google Trends.

De forma subtil, o fenómeno também pode ser observado através dos materiais, preços e cores que caracterizam as principais grifes de moda, como indica o estudo da Retviews by Lectra. No entanto, tudo isto fica ainda mais evidente comparativamente com a Gucci em que 37% das suas peças são fatos realçados por padrões, estampados, bordados e decorações em cores vivas.

Contrariamente aos resultados do estudo que concluiu que as marcas de luxo silenciosas tendem a concentrar os seus esforços numa única categoria de produto, a Gucci apresenta diversas categorias de produtos distribuídas de forma mais equilibrada.

Mais ainda, o luxo silencioso rejeita logotipos e recursos ostensivos, mas também utiliza uma palete de cores naturais e discretas: “rótulos como The Row, Loro Piana, Brunello Cucinelli e Bottega Veneta têm uma propensão acentuada, 11% maior do que outros rótulos, para utilizar tons como preto, cinza, bege, branco e cores neutras em geral”.

Quanto aos tecidos, em geral, as marcas de luxo silenciosas utilizam caxemira, linho e seda com muito mais frequência. Por exemplo, a participação dos itens de caxemira é de 22% na Loro Piana e 18% na The Row, em comparação com 2% na Gucci e 8% na Prada.

Com o crescimento desta nova tendência com um bom resultado para marcas como Brunello Cucinelli, Loro Piana ou Bottega Veneta, a tendência do luxo silencioso não parece diminuir e, nos próximos meses, até as marcas com mais exuberância se devem inclinar para esse estilo ou para o adaptar, pelo menos em parte, começando pela Gucci que tem um novo diretor artístico.

Partilhar