30 abril 19
Design

T

A mala Louboutin com técnicas têxteis de Portugal

O designer francês Christian Louboutin acaba de criar uma mala que pretende honrar o país que se afigura como uma espécie de segunda casa: Portugal. A mala colorida (chamada Portugaba) resulta da combinação de várias técnicas têxteis artesanais portuguesas, desde as alças às franjas e aos painéis. As técnicas artesanais incluem, entre outras, ‘puxados’ (puxar individualmente os fios de um pedaço de tecido para criar relevos com um textura semelhante à do veludo), e ‘ripados’.

Os especialistas que ainda conhecem os segredos destas técnicas “costumam trabalhar à mão, não usam padrões, guias ou máquinas que não sejam teares de madeira”, lê-se no site oficial do designer francês.

O folclore, o simbolismo e a história de Portugal fazem parte do design estudado para a mala. As alças são adornadas com contas de cerâmica, que remetem para o padrão dos azulejos portugueses, que inspiram ainda o forro.

“Portugal é um lugar no qual vou desenhar as minhas coleções de verão. A luz, a atitude descontraída das gentes e ambiência inspiram-me imenso. Ao longo de anos tenho passado dias a explorar diferentes regiões do país, seguindo as recomendações de amigos, desde a visita a um artesão do Alentejo até um cesteiro do Algarve. Descobri pessoa com verdadeiro know how e um profundo bom senso em matéria de cores e padrões. Assim, quis criar um saco para prestar homenagem a este país que amo”, declarou o designer em comunicado.

A mala Portugaba, que existe em duas cores, foi lançada a 24 de abril e está à venda em exclusivo no site My Theresa por 1.659 euros — um dos modelos já se encontra esgotado.

Partilhar