16 Novembro 2016
Moda

T

A fantasia de Tony Miranda no 3º andar do 92/100 da Av. Liberdade

O criador Tony Miranda vai inaugurar na quarta-feira, 23 de Novembro, pelas 19h, um espaço inteiramente dedicado ao universo masculino, desde o vestuário ao calçado, no terceiro piso do seu edifício da Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Tendo iniciado a sua carreira em Paris, Tony foi diretor criativo da Ted Lapidus durante uma década, abrindo mais tarde a sua própria loja/atelier, primeiro na 61 bis, Avenue Suffren e mais tarde na 5, Rue de Cambom, onde recebia reis, presidentes, príncipes e figuras do Showbiz, como Jacques Brel e Brigitte Bardot, entre outros.

Antes do sucesso no mundo da alta costura, António Miranda, natural de Felgueiras, tem uma história de vida singular. Atravessou a fronteira a salto aos 14 anos, caminhando 53 horas a pé. “Quando cheguei a França já não tinha solas nos sapatos”, contou numa entrevista. Trabalhou na construção civil e nos serviços de limpeza urbana. E começou a dar nas vistas ao recuperar peças de vestuário usado.

Adquirido em 1997 por António Miranda, o edifício da Avenida da Liberdade manteve apenas a fachada por exigência da Câmara de Lisboa e passou de três pisos para seis. Em 2013, o rés-do-chão foi alugado ao grupo Prada.

Aquando da inauguração do seu edifício da Avenida da Liberdade 92/100 em 2000, o actor Ricardo Carriço e Helen Svedin (mulher de Luís Figo) foram as figuras principais da coleção “Passeio da Avenida”, apresentada aos cerca de 650 convidados, que estiveram presentes para a festa/jantar de inauguração deste espaço.

Ricardo Carriço, de resto, faz parte integrante da carreira do criador Tony Miranda, desde a década de 90, tendo participado em inúmeros desfiles, e desenvolvimentos de moda, desde então.

Agora, no seu espaço na Avenida da Liberdade Men´s Fantasy é o tema da coleção para homem, “onde a criatividade urbana e as fantasias masculinas, dão cor aos sonhos”. “Humor e fantasia, sensibilidade e equilíbrio, conceitos-chave que emergem em todas as coleções Tony Miranda, onde a simplicidade e elegância urbana emergem em cada modelo, para o dia-a-dia de trabalho, sem nunca esquecer a noite”, refere a directora criativa Ana Fidalgo.

Dezasseis anos depois desta inauguração, Tony Miranda convidou Ricardo Carriço para embaixador exclusivo da marca, identificando-o a partir de agora, com a sua linha prime de alta-costura e couture, ligada a um lifestyle de luxo. “Lança a linha pret-a-porter em série limitada, mantendo a qualidade mas adaptando-a a um ambiente mais trendy, descontraído, combinando com peças e acessórios de onde se destaca a sua coleção de sapatos, apresentada em Milão/Itália na Micam”, explica Ana Fidalgo.

Partilhar