Bebiana Rocha
A pegada hídrica média de um guarda-roupa em Portugal é de 817,131 litros, segundo um estudo da Epson. Contas feitas são precisos 8,48 mil milhões de litros de água para produzir a roupa dos portugueses.
Os números foram calculados com base numa investigação conduzida pela Censuswide, tendo a amostra incluído 8007 inquiridos em Portugal, Itália, Polónia, Alemanha, Espanha, Países Baixos e França.
Desta listagem Portugal é o país que mais consome água segundo o documento. Uma posição que confirma a ainda baixa procura dos consumidores por produtos de moda sustentáveis, e reflete o tipo de roupa que se vende em Portugal, que não acompanha os esforços da indústria nacional por reduzir consumos.
“Foi realizada uma pesquisa de âmbito censitário para descobrir o número de peças de vestuário que cada pessoa possui, o que nos permitiu calcular as médias”, explica a Epson em comunicado.
“Entre as peças de vestuário mais poluentes encontram-se os jeans, que consomem até 18.000 litros de água, e pullovers, que gastam 14.000 litros”, completa. Estes números foram apresentados com base na Green Story que indicou a água gasta em cada uma das peças de vestuário.