17 dezembro 21
Inovação

T

58 milhões para inovação e digitalização na ITV

Chama-se TEXP@CT e é um pacto que junta 35 empresas e entidades ligadas ao Têxtil e Vestuário, Tecnologias de Informação, Eletrónica e aos sistema de Investigação e Inovação (I&I). Prevê um investimento à volta dos 58 milhões de euros e está já pré-qualificado no âmbito do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, no domínio das Agendas Mobilizadoras.

Liderado pela Impetus e com coordenação técnica do CITEVE, o projeto associa ainda às empresas A. Fiúza e Irmão, LMA, Pedrosa e Rodrigues, Têxteis Penedo, P&R Têxteis, Tintex, Adalberto, Petratex, TMG, ERT, Borgstena, Têxteis JF Almeida, Riopele e Têxtil André Amaral. Da área das TIC e dos bens de equipamento estão o Grupo ESI, Sistrade, Inforcávado, F3M, Infos, Sampless, ViaTel, NOS, Plux, Smartex, Mind, Dynasys e M-Tex, enquanto as entidades não empresariais são o CeNTI, CCG, INESC TEC, IPVC, FADEUP e CENIT.

O objetivo é criar um conjunto de soluções inovadoras pra a ITV no âmbito da indústria 4.0, por via de atividades de I&I, o desenvolvimento de pilotos industriais demonstradores e reforço das competências digitais da força laboral. Com resultados imediatos nas empresas participantes, mas também comprometido no alargamento desse impacto à globalidade da ITV portuguesa.

Partilhar