Bebiana Rocha
A Católica Porto Business School inicia no próximo mês de março uma nova edição da pós graduação em ‘Fashion Management’, desenhada para equipar gestores, criadores, empreendedores e profissionais da área da moda com ferramentas para compreenderem a cadeia de valor têxtil a 360º.
“Em cada um dos pontos da cadeia de valor existe um conhecimento muito específico, mas há um desconhecimento generalizado de toda a cadeia”, enquadra Nuno Malheiro, diretor do curso. “Sou vice-presidente da ANJE, estou envolvido diretamente no Portugal Fashion e noto nos designers dificuldades em calcular o custo de um produto. Têm criatividade, mas falta visão da marca – posicionamento e estratégia de expansão internacional. Este é um curso para quem já sabe muito sobre o seu ponto de cadeia e quer conhecer o todo”, diz ao T Jornal.
A pós graduação já se realiza há três anos com o apoio de entidades como Associação Empresarial de Portugal, ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, CITEVE e Portugal Fashion. “O quadro de docentes inclui membros das diferentes entidades, por exemplo, no caso da ATP Ricardo Silva é professor de materiais, fala sobre as diferentes fios e certificações, e Miguel Pedrosa fala sobre supply chain, organiza também uma visita com os alunos a uma empresa do sector, sendo para muitos o primeiro contacto com a indústria”, destaca.
A formação em gestão de moda tem uma duração total de 222 horas. As aulas são dadas às terças e quintas-feiras entre as 18h30 e as 21h30. Os interessados podem encontrar mais informações aqui. Nuno Malheiro relembra que há condições especiais para empresas que sejam associadas da ATP ou outra Associação parceira, apelando a um maior envolvimento.