14 fevereiro 24
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

12% das marcas espera ser circular no máximo de dois anos

Segundo o novo estudo realizado pela Aquapak Polymers, 12% das marcas e retalhistas de moda esperam que os seus negócios sejam totalmente circulares dentro de um a dois anos. A amostra é constituída por gestores que trabalham para marcas de moda no Reino Unido, Estados Unidos e Austrália.

Mais ainda, a investigação concluiu que 34% espera atingir esse objetivo dentro de dois a três anos e 31% dentro de três a quatro anos. Um quinto espera atingi-lo dentro de quatro a cinco anos. Quanto à estratégia de negócio, quase um terço (32%) classifica a sua estratégica para tornar o seu negócio totalmente circular como excelente, mais de metade (54%) boa e 14% média.

No que contende com a liderança em sustentabilidade, mais de metade (54%) descreveu o seu negócio como líder de mercado e inovador, 39% disse que era mediano e a seguir os líderes e 7% descreveu-o como retardatário.

Mais ainda, enquanto 49% disse que a sustentabilidade é considerada altamente importante para o sucesso dos seus negócios, apenas 21% descreveu a qualidade da eficácia da sua estratégia e programa de sustentabilidade como excelente.

“O nosso estudo mostra que a economia circular e a sustentabilidade são prioridades para conselhos e executivos seniores da indústria da moda, embora apenas metade pense que os seus negócios estão na vanguarda da mudança, quando se trata de inovação e liderança de mercado. Tem havido uma aceleração das novas tecnologias no sector, pelo que a oportunidade para as marcas intensificarem e liderarem a indústria está aí para ser aproveitada”, afirmou Mark Lapping, CEO da empresa especializada em tecnologias de materiais à base de polímeros Aquapak, em comunicado.

Partilhar