T56 - Setembro 2020
Loja

Um tiro certeiro

Inaugurada em 2016 no Bairro Alto, em Lisboa, a Son of a Gun deu o salto para o Porto dois anos depois, numa estratégia de crescimento e de afirmação da marca no paronama do streetwear em Portugal

Cláudia Azevedo Lopes

Estava Francisco Rosado no último ano do secundário e já sabia que o seu percurso ia ser muito diferente do dos seus colegas. Nesse ano, a maioria dos colega do curso de Design da escola profissional Val do Rio, em Oeiras, iriam passar o verão a marrar para os exames ansiosos pelas pautas de notas e listas de acesso ao ensino superior, mas era já outro o seu objetivo.

Descartada que estava a hipótese do caminho tradicional rumo à universidade, Francisco – na altura com apenas 20 anos –, apaixonado por marcas e design, decidiu que o caminho era mesmo dedicar-se a 100% ao que realmente gostava. Poucos meses depois, em novembro de 2016, inaugurava em Lisboa, no Bairro Alto, a primeira loja da Son of a Gun, um espaço dedicado ao streetwear que inicialmente apenas vendia marcas internacionais já com nome estabelecido, a maioria oriunda dos Estados Unidos da América.

A experiencia era nula, mas compensada com umas dicas dos pais – ligados à hotelaria no Algarve – e o entusiasmo de quem está a começar e gosta do que faz. “A ideia era mesmo ir aprendendo com todo o processo”, revela Filipe. Rapidamente, a Son of a Gun transformou-se num repositório de marcas de streetwear exclusivas, difíceis de encontrar no nosso país, a que juntaram muito timidamente algumas T-shirts produzidas em nome próprio. O resto, como se diz, é história e o sucesso ditou que rapidamente a coleção tivesse de ser aumentada.

“A nossa ideia sempre foi, e continua a ser, expandir o nosso nome e as nossas lojas através da marca Son of a Gun. Torná-la numa extensão nossa. Começámos com as T-shirts mas agora temos também sweats, casacos, calças, bonés, bolsas… tudo feito em Portugal”, explica Francisco, que se responsabiliza também pelo desenvolvimento das peças da marca. “Sou eu que faço praticamente toda a coleção, desde o desenho ao molde, mas também incorporamos designs de outros membros da nossa equipa”.

Para a execução contam com a força produtiva das fábricas têxteis do norte – com a exceção de um ou outro acessório, que fazem externamente –, salvaguardando a qualidade que só um made in Portugal pode garantir.

Com tudo em velocidade de cruzeiro, e já com nome estabelecido na capital e dois anos volvidos desde a inauguração da primeira loja – que entretanto saltou do Bairro Alto para a Rua da Assunção, na Baixa lisboeta – rumaram a norte, para o Porto, onde abriram a sua segunda loja, na rua Mouzinho da Silveira, mesmo no coração da Baixa. “Sempre tivemos o Porto em mente, por também ser uma grande cidade e porque assim a marca está presente na duas maiores cidades de Portugal. Quanto à rua, para nós era importante ser uma rua com fluxo e de passagem mas não uma rua com demasiado movimento, com muita gente que não o nosso público-alvo”, justifica Francisco.

032C, All Gone, Billionaire Boys Club, Born x Raised, Bullet, Carhartt Wip, Champion, Converse, CP company, Herschel, Hypebeast, I-D, Kangol, Obey, Patagonia, Selva, Stussy, The North Face e Vans, para além da marca própria, são as marcas que podem ser encontradas na Son of a Gun, numa curadoria de peças que é feita em função da qualidade dos artigos, do esquema de cores e no que a marca pretende apostar em determinada estação.

Tudo a partir do sonho de um miúdo de 20 anos que, sentado à secretária do liceu, decidiu que o caminho mais batido não era para ele. E a Sun of a Gun mostrou ser mesmo um tiro certeiro.

A Loja

Son of a Gun
Rua Mouzinho da Silveira nº 89
4050-420 Porto

Ano de abertura 2018 Produtos Sweats, t-shirts, casacos, chapéus, gorros e acessórios Conceito Streetwear de qualidade, com coleções pequenas e de grande rotatividade Público-alvo Para quem gosta de vestir bem e de saber o que está a apoiar Outras lojas Rua sa Assunção, em Lisboa (loja inaugural) Vendas Online Em sonofagun.eu, com worldwide shipping

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