T84 - Junho 23
Loja

Uma loja que satisfaz ‘caprixos’

A Um Caprixo abriu em 2002 pelas mãos da sua mulher, Odete Cerqueira. Ao início, assumiu-se como uma loja de franchising, representante da Casa Alvarinho, mas, “de há dez anos para cá, tem apostado em comprar diretamente aos fornecedores. Todos são nacionais e os produtos 100% made in Portugal, de marcas como a Bovi, Têxteis Iris e Abyss Habidecor”.

T

Há 20 anos que a Um Caprixo satisfaz os mais variados ‘desejos’ e necessidades dos seus clientes na área dos têxteis para o lar. Quem visita a loja, consegue ali reunir todo o enxoval que precisa para montar uma casa: “desde a cozinha, com panos para limpar a loiça, dando a volta pelo banho, com toalhas e robes, à cama, com edredons e lençóis, produtos para bebé e outros pequenos complementos”, diz Domingos Cerqueira, assessor. 

A Um Caprixo abriu em 2002 pelas mãos da sua mulher, Odete Cerqueira. Ao início, assumiu-se como uma loja de franchising, representante da Casa Alvarinho, mas, “de há dez anos para cá, tem apostado em comprar diretamente aos fornecedores. Todos são nacionais e os produtos 100% made in Portugal, de marcas como a Bovi, Têxteis Iris e Abyss Habidecor”, refere. 

Quem entra no espaço depara-se com estantes harmoniosamente organizadas por categoria de produto e por tons, dos mais coloridos aos mais neutros; produtos mais elaborados com franjas, bordados ou mais básicos… Há também em loja produtos com materiais sustentáveis, uma preocupação que já faz parte do ADN das empresas portuguesas. As marcas estão bem identificadas, mas Domingos Cerqueira faz questão de enumerar algumas: “Trabalhamos com a B. Sousa Dias, CrisHome e Hilário Rocha. Procuramos a Belfama para básicos de qualidade; nas colchas está a Pereira da Cunha; na cozinha Narciso Pereira Mendes; temos mantas para cama ou sofá da Lordelo e edredons da Serra da Estrela da Dona Manta”. 

A loja presta também um serviço de têxteis para cama por medida: “temos uma boa relação com os nossos fornecedores (por exemplo, Aldeco e Damaceno & Antunes) o que nos permite fazer produtos por medida. É um serviço até com bastante procura”, conta ao T Jornal. “Estamos também disponíveis para fornecer hotéis, restaurantes e lares”. 

A Um Caprixo marca presença no online, mas Domingos Cerqueira rapidamente esclarece que “serve apenas como montra”. “Estamos num segmento médio-alto e numa área de produto que depende muito do toque; por isso, as pessoas preferem vir à loja para sentir o produto e comprar. Temos vários clientes fidelizados, a maioria com mais de 40 anos de idade, pontualmente recebemos um ou outro turista. O nosso público é português, procura qualidade e nós asseguramo-la”, relata. Constata-se que se vendem mais rapidamente novas coleções que produtos que estejam em promoção: “o nosso cliente nem compra nas promoções, fazemo-las para marcar calendário, mas são poucos os produtos que precisamos de escoar”, diz, comprovando que o made in Portugal é desejado não pelo preço mas pela durabilidade e toque sofisticado.

Questionado sobre o futuro, Domingos Cerqueira, diz estar tudo em aberto e que será ditado pelos próprios clientes. “Se sentirmos pressão por parte dos clientes para alargar a uma ou outra marca fá-lo-emos”, garante.

A Loja

Um Caprixo
Rua de Damião de Góis 309
4050-227 Porto

Produtos: têxteis-lar para banho, cama, cozinha e bebé Origem Marcas 100% portuguesas Público-alvo Clientes portugueses com um poder de compra médio-alto, com mais de 40 anos Abertura 2002 Loja Online umcaprixo.pt

Partilhar