Diz quem sabe que os japoneses se conquistam pouco a pouco, com muita paciência e afinco. Os dez anos de presença contínua do projecto From Portugal na Interior Lifestyle Tokyo são a prova de que os portugueses são perseverantes e não desistem de deixar a sua marca no outro lado do mundo. Para comemorar a data marcante, os empresários portugueses contaram com uma visitante especial: Ana Lehmann, a secretária de Estado da Indústria, foi até ao Japão e visitou cada um dos stands com marca portuguesa. Quando acabou a visita, partilhou uma foto no facebook e escreveu, para mais tarde recordar: “A indústria têxtil portuguesa é um orgulho”. E é mesmo!
Foram muitos os que pararam para ver os produtos made in Portugal, uma marca já conceituada no Japão.
Há poucos produtos que sejam tão sinónimo de Portugal quanto a cortiça. A Corticeira Viking levou um bocadinho de todas as suas colecções, que encantaram imediatamente a secretária de Estado.
Tiago Lopes, da Fábrica de Tecidos Carvalho, mostrou a sua coleção à representante do governo.
A Home Flavours foi até Tóquio tentar que o mercado nipónico tivesse maior representatividade nas suas vendas. Na foto, Cristina Moreira e (?) falam com a secretária de estado.
A Sugo Cork Rugs preparou uma colecção com cores e padrões especialmente pensados para o mercado nipónico, para tornar estes tapetes únicos e com uma vertente sustentável ainda mais apetecíveis aos japoneses, explica Susana Godinho.
Ana Lehmann ouviu com muita atenção as palavras de Isabel Antunes, da Lasa, assim como de Casimiro Lemos (à esquerda).
Ana Lehmann troca algumas palavras com Fátima Freitas, da Giestal Home Textiles, uma empresa 100% exportadora.
Mário Jorge Machado, vice-presidente da ATP, acompanha a secretária de estado numa breve conversa com Inge Vanstaeyen, da B. Sousa Dias, uma empresa já veterana no certame.
A Sampedro foi pela primeira vez à feira e quer juntar o Japão ao leque de 35 países para onde já exporta. Na foto, Diogo e José Gomes falam com Ana Lehmann.
Manuel Pereira, da Apertex, mostra uma manta a Ana Lehmann – um dos produtos que estão a tentar exportar para o Japão, a par das suas já conhecidas colchas.
Tiago Cunha e Basílio Martins, da Pereira da Cunha, explicam o porquê de investirem no mercado asiático.
Não há nada como experimentar: Ana Lehmann sentou-se num sofá no stand Burel Moutain Originals, que descreveu como sendo “de uma incrível estética”, num “projeto que prima pela qualidade, originalidade e design”. Atrás, o stand da Ditto.
Francisco Xavier Esteves, embaixador de Portugal no Japão, Margarida Fiúza, adjunta de Ana Lehmann e a secretária de Estado apreciam as bonecas Maria Paperdolls, criadas por Claudia Nair Oliveira.
A foto de família não podia faltar. Os membros da ATP que viajaram até Tóquio, o embaixador, a AICEP e Ana Lehmann posam para a fotografia, para mais tarde recordar. Que venham mais dez anos!
Ana Lehmann orgulhosa em Tóquio
Diz quem sabe que os japoneses se conquistam pouco a pouco, com muita paciência e afinco. Os dez anos de presença contínua do projecto From Portugal na Interior Lifestyle Tokyo são a prova de que os portugueses são perseverantes e não desistem de deixar a sua marca no outro lado do mundo. Para comemorar a data marcante, os empresários portugueses contaram com uma visitante especial: Ana Lehmann, a secretária de Estado da Indústria, foi até ao Japão e visitou cada um dos stands com marca portuguesa. Quando acabou a visita, partilhou uma foto no facebook e escreveu, para mais tarde recordar: “A indústria têxtil portuguesa é um orgulho”. E é mesmo!