O fórum THE PORTUGUESE HOME TEX’STYLE 2023, que a Associação Selectiva Moda vai apresentar na edição da HEIMTEXTIL 2023 materializa a nossa visão das Narrativas Contemporâneas de moda para o universo dos interiores e têxteis para casa.
Minimalismo Regenerado / Regenerated Minimalism
Uma moldura de cores essenciais enquadra propostas de produtos em materiais naturais, preferencialmente, de culturas regenerativas.
Destaque para composições luxuosas e com performance invisível ou composições em misturas com artificiais de nova geração que acrescentam uma dimensão sensual.
Uma estética minimal, tranquila e sensível que se inspira quer num universo orgânico e celular, quer em elegantes estruturas arquitetónicas.
Um tema que expira conforto e bem-estar.
Hiper Natural / Hyper Natural
Uma paleta de cores pigmentadas acentua a dimensão táctil de têxteis produzidos em fibras naturais alternativas e sugere o desenvolvimento de produtos bio fabricados.
Materiais fibrosos, com texturas visuais evidentes, com toques naturalmente secos e com eventuais aspetos lavados, transportam a emoção dos têxteis rústicos da nossa memória coletiva.
Espaço para desenvolvimento de produtos com base no processamento de desperdícios agrícolas, para a exploração de tingimentos irregulares e acabamentos com bio ingredientes.
Um tema que celebra a relação entre os ecossistemas.
Maximalismo Reciclado / Recycled Maximalism
Uma gama de cores vivas que convida quer à criatividade na criação de produtos circulares, quer à expressão individual e customização.
Valoriza-se a utilização de matérias recicladas ou over-stocks para o desenvolvimento de novos básicos circulares, bem como, para o desenvolvimento de produtos com uma estética do it your self maximalista, em conjugações de cor ativistas.
Projetar e produzir com a circulação de materiais e produtos em mente é obrigatório.
Um tema que pretendemos motive ações pró-economia circular.
Conexão Figital / Phygital Connection
Um ecrã de cores pastel, em nuances frescas, traduz a nova realidade de integração entre os ambientes físico e virtual.
Os têxteis e padrões, revelam uma estética futurista e poética – misturas de fibras e acabamentos que acentuam a dimensão híbrida dos materiais; motivos naturais que são recriados digitalmente.
Ambientes escapistas ou surreais? Certamente fluídos e envolventes.
Um tema que responde ao sonho figital da geração Z.