T84 - Junho 23
Empresa

Uma tinturaria sustentável para produto acabado

Nascida em 2002 pelas mãos do casal Licínia Correia e Filipe Ferreira, a FaceDry começou por ser uma lavandaria a seco mas rapidamente evoluiu para a componente industrial.

T

É o retrato fiel do tecido têxtil português: uma empresa familiar, que começa com poucos recursos, mas que evolui e amplia as suas áreas de negócio. Nascida em 2002 pelas mãos do casal Licínia Correia e Filipe Ferreira, a FaceDry começou por ser uma lavandaria a seco mas rapidamente evoluiu para a componente industrial. “Em 2008, começámos a trabalhar também na área de lavandaria, na área industrial porque percebemos que era esse tipo de clientes que nos interessava”, explica Licínia, responsável pelos recursos humanos e administrativos.

Mas os anseios da FafeDry, à época com uma área produtiva de cerca de 250 m2, eram maiores. “O que percebemos é que podíamos acrescentar valor aos nossos clientes se tivéssemos também o serviço de tinturaria incorporado. No fundo, bastava investir nos equipamentos e trabalhar com os mesmos e eventualmente novos clientes também”, explica Filipe Ferreira, gestor de operações e gerente da empresa.

E assim o fizeram, mas não sem uma peça-chave: Rui Pedro Freitas, que entra na empresa em 2017 para assumir as funções de coordenação do marketing e sustentabilidade.

“Estamos a falar de um passo de gigante para a empresa: com os apoios do Norte 2020 assumimos internamente um plano estratégico ambicioso, fizemos um investimento total de quase dois milhões de euros, 800 mil do quais só em equipamento produtivo de alto nível e aumentámos a área produtiva para 2.600 m2, tendo para isso duplicado o número de colaboradores”, revela Rui Pedro Freitas.

Sediada num edifício histórico cuja traçada remonta a 1850, a FafeDry diferencia-se na tinturaria de produto acabado (vestuário e têxteis-lar) pelo “nível de rigor quer na sustentabilidade ambiental (sendo detentora de inúmeras certificações), como por exemplo pela escolha criteriosa dos químicos, mas também na componente social através de uma série de medidas que promovem o bem estar dos colaboradores e da comunidade”, explica Rui Pedro.

Reconhecida pela rapidez, flexibilidade dos serviços e pela inovação incorporada nos seus produtos, a FafeDry tem a ambição de, à semelhança do que aconteceu no último ano, crescer 25% face ao período homólogo. A empresa que exporta indiretamente mais de 98% da sua produção e acredita estar apenas a meio caminho do seu processo de expansão.

A Empresa

Rua José Ribeiro Vieira de Castro, 1300
4820-273 Fafe Portugal
Site: info@fafedry.pt
+351 253 592 071

O que faz? É uma empresa de tinturaria, lavandaria e acabamentos têxteis em peça confecionada Exportações 98% da produção para exportação indireta, com destaque para a Europa, EUA e Canadá Trabalhadores 25 diretos Volume de Negócios 1,1 milhões de euros

Partilhar