T81 - Março 23
Empresa

Apparelx: Uma empresa de se lhe tirar o chapéu

A Apparelx tem dois capítulos de história, o primeiro começa com a herança e o segundo com o rebranding.

T

São dois os capítulos da história da Apparelx: o primeiro, o da herança, remonta há mais de vinte anos, quando os pais de Vítor Torres, atual rosto da empresa, decidiram criar a sua própria fábrica e confecionar, em regime de private label, vestuário para homem e senhora. O segundo capítulo, marcado pelo rebranding da  empresa de Moure, Barcelos, inicia-se em 2019, período pré-pandemia.

“Apesar de já trabalhar na têxtil há mais de dois anos, só me juntei aos meus pais há sensivelmente cinco anos. Foi nessa altura que iniciei o processo de rebranding que, para além de uma mudança no nome da empresa para algo mais internacional, implicou uma alteração do produto base a confecionar: de vestuário sportswear para chapéus”, explica Vítor Torres.

A transformação, apesar de profunda, surgiu graças ao acaso, quando uma parceria com a chapeleira HF Almeida, de São João da Madeira, abriu novas possibilidades de negócio. “Já tínhamos a logística montada, uma fábrica com corte a laser, bordados e linhas de produção altamente otimizadas. Quando surgiu a possibilidade de dar às nossas funcionárias formação na HF Almeida, não hesitei. Se as marcas de luxo produzem roupa em Barcelos, porque não fazem chapéus também?”, questionou o CEO da Apparelx.

A pergunta mereceu uma resposta do mercado muito para além das expectativas: logo no terceiro mês de trabalho dedicado aos chapéus a Apparelx já produzia a mesma quantidade de chapéus de gama média-alta que produz atualmente. ”Estamos a falar de cerca de 200 chapéus por dia o que, tendo em conta que fazemos modelos de raiz com muito detalhe e pormenor técnico, é excelente”, afirma Vítor Torres.

Com a maioria dos clientes em França, mas com uma carteira já considerável em Inglaterra, Alemanha, Dinamarca e Suécia, a Apparelx é um dos poucos fabricantes de chapéus na Europa e um dos únicos quatro produtores portugueses, pelo que a empresa espera “um grande crescimento” para os próximos anos.

“O passo seguinte é fazer uma transição total do vestuário – que é um mercado já saturado e com margens muito baixas – para a produção de chapéus”, remata o CEO da promissora empresa nortenha.

A Empresa

Rua Passos Micael N. 417, cx 208. 4755-360 Moure, Barcelos, Portugal
+351 253 957 010
info@apparelx.pt

O que faz? Confeciona chapéus e vestuário sportswear de homem e senhora Exportações 100% da produção, com especial relevo para o mercado francês Produção 200 chapéus por dia Trabalhadores 22 Volume de Negócios 630 mil euros

Partilhar