Amélia Meireles é a alma e a imagem da sua empresa. Determinada e dinâmica, daquelas que não esmorecem à primeira contrariedade e sempre com espírito positivo.
T
“Os farrapos sempre foram o meu vício, sempre tive tendência para a confecção. Primeiro estragava a roupa, depois, aos 14 anos, a minha mãe deu-me uma máquina de costura e aos 17 já trabalhava numa confecção”, conta a sócia-gerente da Confeções Beleza.
O empego, no entanto, foi fugaz, já que a dinâmica que traz no corpo a impulsionou três anos depois a estabelecer-se por conta própria com uma colega. “Éramos as duas mais quatro costureiras mas aquilo durou pouco tempo”. E como rei morto, rei posto, montou logo a seguir outra confecção, em 1998, agora sozinha, “já com sete ou oito costureiras e 10 máquinas novas”, que financiou com recurso à banca e ao crédito de fornecedores.
Trabalhava a feitio, subcontratada com destino à Inditex, nuns fundos com 100 m2, um espaço que se foi tornando pequeno e obrigou à mudança. Primeiro para o rés-do-chão de sua casa, durante uns dez anos em que o negócio foi sempre crescendo, mas sempre na dependência de duas ou três empresas.
É em 2017 que resolve avançar para a independência e muda-se para o actual pavilhão, já com 600m2. Um sonho que passava pela moda, por criar beleza, e daí o nome que tinha já escolhido para a sua empresa.
É com a chegada da pandemia que lhe entra pela porta dentro o primeiro cliente ditero. Um espanhol, de Pamplona, a pedir máscaras e batas para proteção. “Já conhecia o nosso trabalho porque fazia roupa de desporto para ele”, conta a empresária dando conta de que foi a partir dai que começaram a trabalhar directamente com clientes, até porque até porque entretanto caíram as encomendas para a Inditex.
À confeção juntou o design, corte e modelagem e além de espanhóis já começam já a chegar também cliente franceses, mas o que Amélia destaca mesmo é que “foi também a rampa de lançamento para avançar com a nossa marca”, a B & You que este ano já levou ao Modtissimo.
“O que eu queria era que nos viesse a ocupar toda a produção”, aspira Amélia Meireles, que aposta no estilo jovem e ousado e na relação direta com o cliente final. Desenvolvia com a designer da empresa, Marisa Marinho, a B & You quer interagir com os consumidores. “O nome é um desafio aos consumidores. Esta marca és tu, é a tua cara, é esta a mensagem”, descreve a empresária, que tem como objetivo alargar o leque de clientes da confecção ao mesmo tempo que faz crescer a marca própria.
“É uma luta, mas estamos já a preparar a colecção de verão. Um estilo diferente e ousado, género atreve-te a usar para jovens de todas as idades”, desvenda Amélia Meireles, que destaca também a marca de indentidade que querem imprimir a todas as colecções. “Mesmo que copiem não faz mal, porque que vai ser sempre diferente, sempre novo”, desafia.
E para preparar o futuro, a Confeções Beleza está já a ocupar um outro pavilhão, com dois pisos e 1.300m2, na Zona Industrial de Crespos, onde está a instalar uma máquina de corte automático. Um novo investimento resultante de um projecto financiado, mas a empresária não se esquece de agradecer o empenho e entusiasmo das suas colaboradoras – “o único homem aqui é o meu marido, faz de tudo” – mas também o apoio da Câmara de Celorico de Basto na divulgação e notoriedade que tem dado à marca.
Confeções Beleza
Parque Empresarial de Basto, Polo 2
4890-264 Celorico de Basto
O que é? Empresa de confecções que recentemente lançou uma marca própria Exportações Para Espanha, sobretudo de forma indirecta, e também França Plantel 42 trabalhadoras Marca B & You Loja própria Celorico de Basto Objetivos Alargar e diversificar o leque de clientes e fazer crescer a marca própria.