T34 Julho & Agosto 18
Empresa

O homem ao volante

Não. O anglo de Anglotex não resulta do mercado inglês, mas antes das iniciais de António e Glória, os fundadores da empresa que nasceu em Braga em 1991 e hoje exporta 99% da sua produção. Com uma equipa de 48 trabalhadores, António Gomes está feliz com os 6 milhões que factura com destino a algumas das marcas mais conhecidas do mercado internacional. Depois de Itália e França, os ingleses estão então também entre os principais clientes, numa geografia que se alarga ao Japão e EUA.

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A Inglaterra é um mercado da Anglotex, talvez mesmo o terceiro mais importante, mas no caso as aparências iludem, pois o nome desta têxtil bracarense nada tem a ver com a monarquia que forneceu o mundo a sua língua franca (o inglês). Não. O anglo de Anglotex resulta da contração numa palavra das silabas iniciais de António e Glória, os fundadores da empresa.

António Gomes, 58 anos, é o vértice desta história, que é tal e qual a vida – tem os seus momentos felizes, mas também outros mais tristes. Tinha 21 anos, quando começou a trabalhar numa têxtil como motorista, mas não tardou a passar para o interior da fábrica, como empregado de armazém, e depois foi por aí adiante, até chegar a responsável pela produção, que corria bem – ao contrário da gestão da empresa, que corria muito mal.

“Cheguei a ter de por dinheiro do meu para comprarmos fio”, conta António Gomes, recordando a fase má dos salários em atraso e de falta de matéria prima, sinais do estertor da empresa onde debutara ao volante.

Habituado a conduzir, treinado a liderar e já enfarinhado no negócio dos trapos, António desafiou Glória, a responsável pela costura, e juntos fundaram a Anglotex, em 1991. No princípio foi duro. É quase sempre assim. Eram sete. Na primeira meia dúzia de anos, trabalhavam apenas a feitio. Agora são 48, já fazem uma micro-coleção e têm uma carteira clientes recheada de marcas famosas, de fazer inveja a qualquer um, e exportam 99% da sua produção (a Ericeira Surf Shop é o único cliente que mantêm no mercado doméstico).

“Primeiro foram os franceses. As têxteis começaram a fechar em França e as marcas passaram a colocar cá as suas encomendas. Agora está a acontecer o mesmo com as marcas italianas. O que faz todo o sentido, pois os tecidos portugueses têm a mesma qualidade dos italianos”, afirma António Gomes, que definiu para a Anglotex uma estratégia de crescimento baseada na constante subida na cadeia de valor.

“Temos o know how. A qualidade e o serviço são os nossos factores diferenciadores”, acrescenta o fundador, que resume na assinatura da Anglotex – Delivering quality since 1991 – as vantagens competitivas de uma empresa que se vê ao espelho como proativa, flexível, fiável, criativa e inovadora.

António está feliz por ter chegado ao cimo da montanha, mas sente-se com mais passado do que futuro, pelo que tem em curso a passagem do testemunho para segunda geração de Gomes, tendo já a trabalhar na Anglotex os seus dois filhos: Marco, 28 anos, que se ocupa da parte comercial e estudou Administração Publica, em Coimbra; e João, 23 anos, que está há um ano na fábrica a aprender a gerir a produção.

“De vez em quando já posso ir tratar das galinhas”, graceja o pai, que está otimista quanto ao futuro. Para a Anglotex, 2016 foi melhor que 2017, ano em que a empresa faturou seis milhões de euros. Para o final deste exercício, António espera um crescimento bom nas vendas, que podem chegar aos 7,5 milhões.

“O plano é continuar a apostar no segmento médio/alto e destacarmo-nos cada vez mais pelo design. Se as coisas continuarem a correr assim, temos de analisar seriamente a hipótese de termos de mudar para novas instalações e aumentar a capacidade produtiva”, conclui o homem que está ao volante da Anglotex.

A Empresa

Anglotex
Parque Industrial de Celeirós
Lote D 2-2ª fase
Braga

Assinatura Delivering perfection since 1991 Trabalhadores 48 Volume de negócios 6 milhões de euros Principais mercados de exportação Itália, França, Inglaterra, Japão, Estados Unidos Clientes importantes All Saints, Max Mara, Diesel …

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