A Vaz da Costa, em Guimarães, empresa-mãe da BOVI, tem vindo a consolidar a sua posição no mercado ao mesmo tempo que a marca de têxteis-lar continua a expandir os negócios por mais de 30 países dos cinco continentes.
Isabel Cristina Costa
A empresa vimaranense Vaz da Costa, fundada em 1960 por Francisco Vaz da Costa Marques, pai dos atuais administradores – os irmãos Amélia, Isabel e Francisco Marques – , tem em curso um investimento superior a um milhão de euros, que deverá estar concluído este verão. Trata-se da construção de um pavilhão de 2.300 metros quadrados que cumpre três objetivos: aumentar a área do laboratório de ensaios e desenvolvimentos têxteis; expandir a área de logística, agilizando a movimentação de matérias-primas e produtos acabados; e melhorar o controlo de qualidade nos produtos acabados.
Estando a Vaz da Costa inserida na área urbana de Guimarães, “parte do investimento tem sido também aplicado na salvaguarda da nossa pegada ecológica, através de uma forte redução de consumos de recursos energéticos, contribuindo, desta forma, para a sustentabilidade da empresa e da cidade”, explica Gabriel Ribeiro, responsável de marketing e vendas.
Com a exportação a pesar 55% no volume de vendas, a Vaz da Costa tem vindo a consolidar a sua posição no mercado nacional como líder na prestação de serviços de acabamentos têxteis. Além disso, também exporta esses serviços para a Alemanha, Bélgica, Espanha e França. Igualmente forte no serviço de bordados de grande escala, a empresa tem evoluído para outros segmentos, como é o caso do vestuário.
A BOVI, que é a marca de têxteis-lar da Vaz da Costa, está presente em mais de 30 países, nos cinco continentes. “Temos registado um interessante crescimento na Ásia, com a BOVI a marca já presença em conceituados ‘department stores’ da Coreia do Sul e de Taiwan. Consolidados estão mercados como a Rússia e o México, bem como os tradicionais mercados da Europa Central”, regozija-se Gabriel Ribeiro.
É por causa do bom momento da BOVI, que estão a ser desenvolvidas novas bases de distribuição no Brasil, Nova Zelândia, Sudoeste Asiático, Médio Oriente e nos EUA, bem como em novos canais de negócio, como o setor hoteleiro. “Toda a nossa postura comercial tem privilegiado o estabelecimento de parcerias sólidas com empresas e distribuidores locais, mas para 2017, a BOVI pondera chegar diretamente ao consumidor, pelo menos em mercados onde a sua presença assim o exige”, continua.
A faturar 17 milhões de euros em 2015 (mais 7% do que no ano anterior) e a empregar 160 pessoas, a Vaz da Costa começou, numa primeira fase, por dedicar-se ao fabrico de bordados e têxteis-lar. Mais tarde acrescentou os acabamentos têxteis. “A aposta na constante renovação do parque de máquinas e na qualificação dos colaboradores, sempre foram os pilares que ditaram o dinamismo da empresa”, argumenta o mesmo responsável.
Francisco Vaz da Costa Marques & Filhos
Rua do Pombal 194
4801-909 Guimarães
Atividade Fabrico de artigos de têxteis-lar, bordados e acabamentos têxteis Trabalhadores 160 Marcas próprias BOVI (têxteis-lar) e Vaz da Costa (acabamentos têxteis) Principais mercados Europa central, Reino Unido, Rússia e Ásia Faturação 17 milhões de euros