“Nunca pensei que o mercado nacional fosse tão interessante. Desde o ano passado assistimos um grande crescimento interno o que nos deixa muito felizes e esperançados”, afirma Alfredo Moreira, diretor geral da marca de new born Baby Gi criada com o desígnio da exportação
Mariana d'Orey
Nasceu voltada para o mundo, o mesmo mundo que levou Alfredo Moreira, diretor geral da Baby Gi, a abandonar os projetos que tinha em Angola na área da construção civil para regressar a casa, não só em termos geográficos, mas também no que aos negócios de família diz respeito. “Depois de 20 anos na construção civil achei que estava na altura de mudar de vida e, como a minha família já estava ligada à produção têxtil no mercado infantil, avancei com uma marca própria nesse sector”.
Apresentada publicamente em 2016 na feira de moda infantil FIMI, em Valência, Espanha, a Baby Gi nasceu com a exportação no seu ADN. “Criamos uma marca de design intemporal, 100% made in Portugal com um posicionamento médio-alto que tanto se possa assumir o produto premium, como ser o produto de qualidade acessível em lojas multimarca de qualquer parte do mundo”, explica o diretor geral da marca de new born que só em 2017 participou em 17 feiras internacionais de moda em países como Itália, Inglaterra, Nova Iorque, Colômbia ou Noruega.
A aposta da Baby Gi no mercado internacional rapidamente trouxe frutos, estando atualmente presente em cerca de 350 lojas multimarca em países como Dubai, Kuwait, Panamá, Colômbia e República Dominicana, para além da Europa onde a marca se difundiu por países como Itália (principal mercado), Inglaterra, França Alemanha, Noruega e Bélgica. Mas o que mais surpreendeu Alfredo Moreira nesta ainda curta mas já intensa viagem pelo mundo têxtil infantil foi a adesão nacional. “Nunca pensei que o mercado nacional fosse tão interessante. Desde o ano passado assistimos um grande crescimento interno o que nos deixa muito felizes e esperançados. Os portugueses perceberam finalmente que, para além de sermos bons produtores e termos excelentes matérias primas, temos também design”, defende.
Com o bem estar do bebé na linha da frente de todas as prioridades a Baby Gi é uma marca 100% nacional que recorre a matérias-primas portuguesas para a confecção das suas peças de design intemporal, idealizadas por Sónia Brito.
O volume de encomendas da marca não tem parado de crescer, estimando-se um aumento de 75% face a 2019 e, por isso mesmo, investiram recentemente 35 mil euros num centro de modelagem e em breve irão duplicar a fábrica. “Vamos criar uma nova área para o corte e reservaremos um armazém apenas para o produto acabado e expedição da Baby Gi” revela Alfredo Moreira que estima ainda terminar o ano de 2020 a ultrapassar a barreira do milhão de euros no volume de negócios apenas na marca Baby Gi.
Baby Gi Newborn Clothing
Rua de Poços nº 36, Urrô
4560-832 Penafiel
O que faz? Roupa dos 0 aos 36 meses e acessórios de puericultura Exportações 65% da produção para destinos como Kuwait, Dubai, Panamá e Colômbia, para além da Europa (Itália é o seu principal mercado) Produção 20 mil peças por mês Trabalhadores 60 Volume de negócios Estima atingir um milhão de euros em 2020