Não há nenhuma "bomba" nas estradas de todo o mundo que não tenha o dedo da ERT Têxtil. Esta fábrica de revestimentos têxteis para a indústria automóvel tem no seu cadastros marcas como Aston Martin, Maserati, Porsche e muitas outras.
Isabel Cristina Costa
Hoje, a principal meta da ERT Têxtil Portugal é acrescentar valor aos seus produtos. O objetivo é “criar relações mais fortes e duradouras com os nossos clientes”, sustenta João Brandão, administrador da empresa de São João da Madeira. Continuar a investir em Inovação e Desenvolvimento é outra prioridade. Tudo junto permitirá no curto prazo abrir aquela que será a 5ª unidade fabril da ERT. Será no México, a pensar no mercado norte-americano. Também o Norte de África, a nível produtivo, é outra das metas estabelecidos. João Brandão diz que “dessa forma ficaremos com unidades de produção em três continentes”.
Com um crescimento na casa dos dois dígitos ao longo dos últimos anos, este ano as previsões são mais moderadas “pelo facto de termos transferido alguns negócios para as nossas unidades da Roménia e da República Checa”, adianta João Brandão. Fora de portas, além das unidades de produção na Roménia e na República Checa, a ERT possui escritórios comerciais na Alemanha, na Bélgica, em Espanha, na Turquia e na China.
Quando fundou a ERT, em 1992, João Brandão estava longe de imaginar a mudança radical que viria a imprimir ao negócio. A empresa começou por se dedicar à colagem de forros de calçado, afinal de contas tinha nascido em São João da Madeira, para se tornar um dos grandes fornecedores de revestimentos da indústria automóvel a nível mundial.
Com um Centro de Inovação Criativa, desde 2013, na Oliva Creative Factory, em São João da Madeira e um Innovation Maganer (o engenheiro têxtil Fernando Merino), a ERT passou a realizar 85% do volume de negócios no setor automóvel. O orçamento anual para inovação é de cerca de 2% da faturação, quer isto dizer que no último ano foi de 700 mil euros.
Em 2015, a ERT faturou em Portugal 36 milhões de euros. Já o grupo registou vendas de 76 milhões de euros, empregando no total 620 pessoas. A exportação direta representa 48% do negócio, com destaque para o mercado europeu. João Brandão explica que, indiretamente, 35% dos 40% faturados em Portugal são para exportação.
Para continuar a fazer crescer o negócio, a ERT faz questão de estar presente nas principais feiras internacionais de têxteis técnicos. O destaque vai para a Alemanha, com a Techtextil, em Frankfurt, e Automotive Interiors Expo, em Stuttgart, de onde João Brandão e Fernando Merino regressaram há dias.
ERT Têxtil
Avenida 1º de Maio
Zona Industrial das Travessas
3701-911 S. João da Madeira
Produto Revestimentos têxteis sobretudo para a indústria automóvel Marcas Audi, Mercedes, Peugeot, Porsche, Maserati e Aston Martin, entre outras Mercados Portugal, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Roménia, Eslováquia, Hungria, Polónia e Marrocos Faturação 36 milhões de euros (Portugal) e 76 milhões de euros (grupo) Trabalhadores Cerca de 310 em Portugal e 620 no grupo Fábricas São João da Madeira, Felgueiras, Roménia e República Checa