Importa salientar que esta marca se firmou de tal maneira nacionalmente e a nível internacional que é uma das únicas sobreviventes do fabrico de pronto a vestir. Para este facto contribuiu a Pierlorenzo e a Facho, que são duas marcas que se destacam pelo estilo formal, porém confortável e com tecidos inovadores, personalizadas e recicláveis
Tiago Alves
Com o advento de 1974, apareceram duas revoluções em dois campos distintos, por um lado, na política, por outro, na confeção com o nascimento da José Pinto Cardoso S.A. Em Braga, bem no norte de Portugal, esta empresa foi constituída em dezembro de 1974 e atualmente já conta com 200 colaboradores. Desde cedo, nos anos 70 e 80, a empresa destacou-se no fabrico de vestuário para homem, nomeadamente fatos, casacos, calças, coletes e sobretudos.
Desde os seus primórdios que a ideia da José Pinto Cardoso SA é desenvolver coleções próprias e unir um pouco do ADN da marca, ou seja, a alfaiataria tradicional com as novas tecnologias modernas, sem nunca descurar o lado ambiental. A arte da marca no pronto a vestir foi possível pelo conhecimento acumulado na área da costura e capacidade criativa de José Pinto Cardoso, que iniciou o que iria ser esta famosa indústria portuguesa em Penafiel. Este é o segredo para a histórica empresa de confeções bracarense ser uma das sobreviventes do nascimento do fabrico de pronto a vestir e ainda ter a capacidade de ser competitiva em vários mercados.
Durante a sua juventude, José Pinto Cardoso fazia feiras e vendas de cortes para fatos e depressa teve uma evolução natural para a venda de fatos feitos. De seguida, a marca abriu a sua loja em Braga e a fabrica de confeção que, mais tarde, popularizou a Facho. Curiosamente o nome Facho nasceu do imaginário juvenil de José Pinto Cardoso, que cresceu na Travessia da Saudade, em Penafiel e por isso vislumbrava o arrebatador Monte do Facho. O segredo da durabilidade e sucesso da marca portuguesa, de facto, é o enorme know-how, dinâmica e as suas propostas muito personalizadas que funcionam numa simbiose perfeita. Quanto mais distinto e personalizado, mais apetecível é para o mercado, que neste momento tem um poderoso aliado: o e-commerce. Por esse motivo, uma das prioridades da marca está nas pequenas marcas com um design próprio e no online. Umas das linhas que demonstram esta ambição da José Pinto Cardoso S.A está assente na inovadora linha Active. A linha Active mostra-nos um conceito formal, confortável e com tecidos personalizáveis e recicláveis.
Doravante a José Pinto Cardoso SA cresceu e procurou desenvolver novas marcas como a Pierlorenzo e cresceu internacionalmente através das feiras, como a Portex, no Palácio de Cristal e a FIL, que seduziram mercados fora de portas como em Espanha, França e Inglaterra.
Importa salientar que esta marca se firmou de tal maneira nacionalmente e a nível internacional que é uma das únicas sobreviventes do fabrico de pronto a vestir. Para este facto contribuiu a Pierlorenzo e a Facho, que são duas marcas que se destacam pelo estilo formal, porém confortável e com tecidos inovadores, personalizadas e recicláveis. O mercado português vê com bons olhos as indumentárias criadas pelas marcas da José Pinto Cardoso, mas também mercados como a Espanha, França, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Irlanda e EUA, que cada vez mais representam grande parte da área comercial da empresa.
José Pinto Cardoso, S.A
R. Padre Cruz 287
4700-236 Braga
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