T90 - Fevereiro 24
Empresa

A alfaiataria portuguesa tem futuro com a José Pinto Cardoso S.A

Importa salientar que esta marca se firmou de tal maneira nacionalmente e a nível internacional que é uma das únicas sobreviventes do fabrico de pronto a vestir. Para este facto contribuiu a Pierlorenzo e a Facho, que são duas marcas que se destacam pelo estilo formal, porém confortável e com tecidos inovadores, personalizadas e recicláveis

Tiago Alves

Com o advento de 1974, apareceram duas revoluções em dois campos distintos, por um lado,  na política, por outro, na confeção com o nascimento da José Pinto Cardoso S.A. Em Braga, bem  no norte de Portugal, esta empresa foi constituída em dezembro de 1974 e atualmente já conta com  200 colaboradores. Desde cedo, nos anos 70 e 80, a empresa destacou-se no fabrico de vestuário  para homem, nomeadamente fatos, casacos, calças, coletes e sobretudos.  

Desde os seus primórdios que a ideia da José Pinto Cardoso SA é desenvolver coleções  próprias e unir um pouco do ADN da marca, ou seja, a alfaiataria tradicional com as novas  tecnologias modernas, sem nunca descurar o lado ambiental. A arte da marca no pronto a vestir foi  possível pelo conhecimento acumulado na área da costura e capacidade criativa de José Pinto  Cardoso, que iniciou o que iria ser esta famosa indústria portuguesa em Penafiel. Este é o segredo  para a histórica empresa de confeções bracarense ser uma das sobreviventes do nascimento do  fabrico de pronto a vestir e ainda ter a capacidade de ser competitiva em vários mercados. 

Durante a sua juventude, José Pinto Cardoso fazia feiras e vendas de cortes para fatos e  depressa teve uma evolução natural para a venda de fatos feitos. De seguida, a marca abriu a sua  loja em Braga e a fabrica de confeção que, mais tarde, popularizou a Facho. Curiosamente o nome  Facho nasceu do imaginário juvenil de José Pinto Cardoso, que cresceu na Travessia da Saudade,  em Penafiel e por isso vislumbrava o arrebatador Monte do Facho. O segredo da durabilidade e  sucesso da marca portuguesa, de facto, é o enorme know-how, dinâmica e as suas propostas muito  personalizadas que funcionam numa simbiose perfeita. Quanto mais distinto e personalizado, mais  apetecível é para o mercado, que neste momento tem um poderoso aliado: o e-commerce. Por esse  motivo, uma das prioridades da marca está nas pequenas marcas com um design próprio e no  online. Umas das linhas que demonstram esta ambição da José Pinto Cardoso S.A está assente na  inovadora linha Active. A linha Active mostra-nos um conceito formal, confortável e com tecidos  personalizáveis e recicláveis.  

Doravante a José Pinto Cardoso SA cresceu e procurou desenvolver novas marcas como a  Pierlorenzo e cresceu internacionalmente através das feiras, como a Portex, no Palácio de Cristal  e a FIL, que seduziram mercados fora de portas como em Espanha, França e Inglaterra.

Importa salientar que esta marca se firmou de tal maneira nacionalmente e a nível  internacional que é uma das únicas sobreviventes do fabrico de pronto a vestir. Para este facto  contribuiu a Pierlorenzo e a Facho, que são duas marcas que se destacam pelo estilo formal, porém confortável e com tecidos inovadores, personalizadas e recicláveis. O mercado português vê com  bons olhos as indumentárias criadas pelas marcas da José Pinto Cardoso, mas também mercados  como a Espanha, França, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Irlanda e EUA, que cada vez mais  representam grande parte da área comercial da empresa.

A Empresa

José Pinto Cardoso, S.A
R. Padre Cruz 287
4700-236 Braga

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