Com o peixe assado na brasa como pretexto, Manuel Serrão leva-nos ao ao rooftop do Valentim, onde a comida é saborosa e o pôr-do-sol inesquecível
Porque é que as esplanadas, que existem agora em grande numero em Matosinhos, são todas cobertas? De dia, claro que também será por causa do sol dardejante, mas durante o almoço e o jantar a verdadeira razão é o medo da praga das gaivotas! Espero que não haja nenhum fanático do PAN a ler este artigo, senão ainda me processa por falta de respeito com essa ave que quando voa não respeita ninguém que lhe passe por baixo!
Este arrazoado é para se perceber porque é que o Valentim Terrace se afirma como esplanada apesar de ser mais um rooftop. Nomenclatura à parte, o que interessa é que lá se comem dos melhores peixes grelhados de Matosinhos que podem e devem ser antecedidos de umas lulas salteadas sempre no seu ponto certo.
O meu amigo Rui Sousa Dias (que tem ascendência e família no mundo têxtil) é que “inventou” este Terrace, a partir do Valentim Hotel que instalou entre o restaurante O Valentim tradicional e este novo espaço no último andar do mesmo prédio.
Apesar da lota, acaba por ter talvez a melhor vista dos restaurantes da zona por causa da localização elevada e o peixe não perde pela demora. Porque a demora deixou de existir desde que foi instalado um grelhador na varanda, que também recebe os outros fumos dos fumadores que assim juntam o útil ao agradável… ainda que evitável em nome da saúde de todos!
Rua Gago Coutinho 11
4450-142 Matosinhos