O Zé Povinho
Num estilo bem Natalício, carregando um saco cheio de votos
Toma lá! O Zé Povinho veste-se de Pai Natal
T68 - Dezembro
Acabamentos

Katty Xiomara

Num Natal que ainda é diferente Katty Xiomara veste o Zé Povinho de Pai Natal, mas o saco das prendas vem desta vez carregado com votos para as eleições que estão aí a chegar. Ora, como não há prendas para os meninos mal comportados, os partidos que se cuidem. Ou não soubessem de antemão que aquilo que este Pai Natal melhor sabe fazer é o famoso manguito. Toma lá! Dirá aos que não merecem a prenda.

Este ano o Natal é diferente, aparentemente um pouco mais livre de restrições do que o Natal passado, mas ainda muito diferente de todos os outros natais das nossas vidas. Desde o ficar em casa e evitar os jantares de Natal até a aceitação de uma nova dieta, pois tudo nos obriga a comer menos neste Natal. Desde a consciência pesada do consumo desenfreado, até à falta de matérias-primas e à subida dos preços, que transformam o bolo-rei no bolo mais imperialista de sempre. 

Outra peculiaridade são as decorações, que este ano trazem novas cores e símbolos, pois de forma mais ou menos discreta já começámos a sentir o frenesim das campanhas eleitorais para as eleições legislativas antecipadas. Mais um motivo para prever um Natal diferente!

A questão será convencer o povo a sair do quentinho para dar o seu o voto…. As sondagens não prometem decisões definitivas e o frio tende a amedrontar tudo e todos e, mais ainda, aqueles que pouca esperança têm no sistema político. 

Mas nós acreditamos na importância do voto, e sabemos que em poucos minutos conseguimos exercer este dever e direito cívico, que tantos outros povos por este mundo fora gostariam de poder exercer livremente. É certo que a nossa oferta não é a melhor, mas também não é a pior.

Decidimos, por isso, oferecer-vos esta reinterpretação da caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro, o Zé Povinho, mas num estilo bem Natalício, envergando um luxuoso fato de veludo vermelho com decorações felpudas e carregando um saco cheio de votos, enquanto nos oferece o seu tradicional TOMA!… Prontinho para convencer o povo a deixar o calor da lareira por uns minutos na fila das urnas.

Mas com esta capacidade que a simbiose “Pai Zé Povinho do Natal” lhe dá, ele compromete-se a exigir mais dos partidos, pedindo-lhes ideias de maior qualidade e utilidade. E nesse seu compromisso, irá também tomar nota de todas as promessas não cumpridas. Assim, os partidos que se portarem mal, tanto no poleiro como na oposição ao poleiro, nem precisarão de escrever as suas cartinhas no próximo Natal, porque, como todos sabemos, não há prendas para os meninos malcomportados… E embora, o nosso sistema político e legal cisme em dar-nos demostrações do contrário, nós, os sonhadores, ainda gostamos de acreditar no Pai Natal!

Partilhar