Vamos em passeios até ao Hool
T84 - Junho 23
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Vamos em passeios até ao Hool. Antes de entrarmos no Hool em Guimarães, o bónus já existe: uma passeata cultural pelo centro de Guimarães - para abrir o apetite e para desmoer. No exterior ou no interior, há opção de escolher à carta ou a opção do menu de degustação do chef. O nosso expert Manuel Serrão sugere que, para estreia, se opte por escolher à carta. As sugestões são as seguintes: para a entrada não se pode perder a vieira e cogumelos com molho de peixe assado, toucinho gordo, aipo e emulsão de acelgas ou o carabineiro e cenouras que acompanha com funcho e gengibre. Em seguida, aconselha-se um bacalhau meia cura e caviar com batata pil-pil, salsa e toucinho ou um novilho maturado e mourilhe com acelgas, trevos e espargos brancos.

A nossa Cantina desta edição vem com bónus. Explicando melhor, o que quero dizer é que quem seguir o conselho de ir conhecer o HOOL, antes de lá entrar tem direito a um bónus especial.

Como o HOOL fica em pleno Centro Histórico de Guimarães e não é possível estacionar à porta ou muito perto, a ida ao restaurante implica uma passeata por essa maravilhosa zona histórica da Cidade Berço. Mesmo para quem já conhece, são dois prazeres de uma só vez.

Quem me levou ao HOOL na minha estreia neste restaurante foi o meu amigo Vitor Abreu, da Endutex, a quem estou muito agradecido. Entretanto já lá voltei algumas vezes, que só serviram para eu confirmar a qualidade deste restaurante e a excelência das suas instalações e do seu serviço.

Numa primeira ida ao HOOL é preciso estar preparado para fazer opções. Tudo isso porque existem de facto duas opções muito diferentes. Que proporcionam também duas experiências muito diversas. Dentro ou fora.

Ir ao Hool
Tem sempre bónus
A minha sugestão é que lá vão duas vezes, da primeira vez na primavera-verão e fiquem na esplanada e no outono-inverno para conhecer a sala do interior.

Uma segunda opção tem a ver com a escolha entre um dos menus propostos pelo chef e a carta normal. Aqui a minha divisão é grande e acho que depende do apetite que levarmos e da folga que a bolsa tiver no dia. Mas qualquer opção é válida e como escolhendo pela carta o chef também manda algumas saudações, ficamos logo de olho nos menus para uma segunda vez que lá formos.

Para não estragar muito a surpresa das muitas e elegantes propostas gastronómicas apenas direi que no topo das minhas preferências estão uma entrada de Vieira com um fabuloso molho de peixe assado, a que se seguiu um prato de robalo com carabineiro, também numa interpretação muito especial.

Vale a pena ir a este restaurante e vale a pena perceber como a oferta gastronómica de Guimarães continua a melhorar e a diversificar-se.

RESTAURANTE
Restaurante Hool

R. de Santa Maria, 4810-443 Guimarães

Partilhar