Mas que grande ramada
T83 - Maio 23
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

De volta a Matosinhos, na rua de um explorador famoso, exploramos o Ramada do Mar, um restaurante de peixe. Para quem não está muito inclinado para o peixe, pode comer uma invenção do nosso expert Manuel Serrão: os secretos de porco preto à Bulhão Pato. Para quem está voltado para o peixe, compensa ir em grupo, pois compensa provar um peixe grande, em vez de comer o habitual peixe à posta. Para a sobremesa, recomendam-se as tardes de amêndoa, de lima e de bolacha.

Antes de os meus estimados leitores começarem a ter ideias estranhas inspiradas pelo título desta Cantina do T, devo esclarecer que esta ramada tem tudo a ver com o restaurante Ramada do Mar, em Matosinhos. E só!

Foi lá que estive a jantar na noite do primeiro dia do último Modtissimo com a comitiva dos jornalistas estrangeiros que cá estiveram e ainda com os delegados e técnicos das respectivas Delegações internacionais da AICEP.

Como só um jornalista italiano é que não quis peixe, o nosso amigo Ricardo (o dono da casa, claro) brindou-nos com três robalos de mar que deliciaram os 20 convivas. Alguns deles confessaram que nunca tinham comido nada parecido. Claro que comer um robalinho para uma ou duas pessoas, ou comer um robalo para sete ou oito, faz toda a diferença, mesmo acreditando que a proveniência e a origem não são distintas…

Antes destas pérolas de frescura do nosso Atlântico, já tínhamos provado umas pataniscas de bacalhau de grande categoria e para alguns veio também uma sopa de peixe que recomendo vivamente.

Peixe
É na grande Ramada do Mar

O Ramada do Mar tem uma sala muito bem decorada, mas também tem uma excelente esplanada onde, não se conseguindo ver o mar (apesar dele estar ali tão perto…) é possível sentir o cheiro a maresia, o que ajuda os nossos sentidos a desfrutar dessa proximidade.

Quando não estou em modo peixe opto pelos secretos de porco preto, que também são uma boa escolha e em qualquer dos modos peço sempre o arroz de ervilhas, feito ao momento, que acompanha muito bem quer o peixe quer a carne.

Voltando ao jantar que conquistou os jornalistas que vieram ao Modtissimo, acabamos com uma “troika” de tartes de amêndoa, bolacha e lima, qual delas a melhor.

Como gostamos de variar, o desafio que fica para o nosso jantar de Setembro é sermos capazes de não baixar a fasquia.

RESTAURANTE
Restaurante Ramada do Mar

R. Roberto Ivens 1058, 4450-250 Matosinhos

Partilhar