O condecorado escuteiro João Costa
Não consegue cumprir uma das regras mais básicas do escutismo: a prática diária duma boa ação!
O mestre-escola
T81 - Março 23
Acabamentos

Katty Xiomara

Paixão nunca verdadeiramente saciada pelos socialistas há umas três ou quatro décadas, a educação continua a ser, nestes tempos de maioria absoluta que não precisa de nenhuma oposição para se (auto) flagelar, o ministro da tutela é por estes dias um homem assolado por muitas manifestações, alguns opróbrios mais bruscos e uma ou outra tentativa de enxovalho. Katty Xiomara prefere referir-se-lhe com a elegância do costume.

Continuamos na linhagem COSTA deste governo de maioria. Desta feita o nosso visado é o condecorado escuteiro João Costa, que na sua missão de Ministro da Educação e aos olhos dos seus tutelados professores, parece não conseguir cumprir uma das regras mais básicas do escutismo: a prática diária duma boa ação!

E apesar deste Costa até apreciar a ideia dum bom acampamento, lembrando a camaradagem própria de uma partilha de marshmallows torrados à volta da fogueira. O certo é que, a ideia de ter mais um cenário coberto de pequenos pontos de nylon colorido à porta do ministério, parece ter manchado esta sua paixão. Por isso, na tentativa de suavizar o clima, lá vai vendendo umas bolachinhas caseiras, para consolar os sindicatos e arrecadar um pouco de esperança para uma nova jornada de aventuras e desventuras. Uma estratégia muito usada, mais pelo político do que pelo escuteiro, a estratégia da espera. A ideia é deixar que tempo derrape e abra caminho ao cansaço, abrandando a pouco e pouco o interesse destes seus colegas professores. Até porque estas ideias loucas de progressão e descongelamento de carreiras e de tantas outras coisas, parecem não estar se quer, ao alcance do Ministro, que, aparentemente, encontra o caminho das negociações vedado pelo Ministro das contas certas.

Ele que na sua inocente visão de menino escuteiro, ainda há pouco tempo acreditava que cada vez mais pessoas procuravam na docência um caminho profissional… hoje, na sua maturidade governamental, já deve ter percebido que os números revelam uma realidade bastante diferente, essencialmente porque, para a grande maioria, o amor pela arte não paga as contas. 

As negociações deverão continuar, o que deixa em aberto muitas ou poucas possibilidades, mas dependendo do seu desempenho, talvez o Joãozinho consiga arrecadar mais um emblema para a sua faixa de escuteiro.

Partilhar