O Habitat da Cantareira
T78 - Dezembro 22
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Na Cantareira, perto da Foz do Douro, há quase dois anos existe um novo habitat "em que a terra define a sua origem e o fogo é o orgulho da cozinha" e até confunde os valencianos. Em destaque estão as paellas de robalo, de marisco, a de presa ibérica e a de entrecôte que em nada se assemelham à paella valenciana. São paellas à moda do Porto e são bem melhores.

Para os estimados leitores desta cantina menos familiarizados com a cidade do Porto, gostava que soubessem que a Cantareira é um local castiço e especial, perto do Rio Douro. Habitat de pescadores e de gente verdadeira onde o bom tem de ser mesmo bom. Feita a introdução, a novidade que apesar de tudo já tem quase dois anos, é que existe lá um novo Habitat que quer ter tudo a ver com esse habitat da Cantareira.

Habitat Terra e Fogo é um restaurante que gosta de se gabar que a Terra define a sua origem e o Fogo é o orgulho da cozinha que o trabalha como ninguém.

Devo confessar que apesar de todas as modernices que não param de se afirmar, continuo a achar que um restaurante brilha quando é capaz de escolher os melhores produtos da terra e consegue acertar na forma de os transformar através do fogo.

Neste Habitat, aquilo que traduz melhor este espírito são as paellas. Eles se calhar não gostam muito que se diga assim, mas o conjunto das várias paellas do menu são aquilo a que eu chamaria paelhas à Moda do Porto.

Habitat da Cantareira
No Habitat Terra e Fogo os valencianos até ficam confusos

Já estive em Valência, terra onde as paellas nasceram para o mundo, e no Habitat, quando pedimos qualquer uma das quatro paellas que recomendo, a de robalo, a de marisco, a da presa ibérica ou a de entrecôte, aquilo que nos aparece não tem nada a ver com a paelha valenciana. 

Não queria cometer o sacrilégio de dizer que ainda é melhor, porque é diferente. Mas na verdade qualquer uma delas é tão boa que já estou convencido que um dia que volte a Valência e peça paella, ainda vou ouvir-me a dizer que no Habitat é que as paellas são boas.

RESTAURANTE
Habitat Terra e Fogo

R. do Passeio Alegre nº 350, 

4150-571 Porto

Partilhar