Por pratos nunca dantes navegados
T72 - Maio 2022
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

A boa nova de hoje tem a assinatura inconfundível do Chef Rui Paula que pôs a obra que o arquitecto Siza Vieira ergueu ao lado do farol de Leça a viajar por mares nunca dantes navegados.

Não é por mero acaso que o mar, os Descobrimentos e Os Lusíadas de Camões compõem o trio inspirador desta versão mais moderna da antiga Casa de Chá da Boa Nova. 

Toda a gente sabe que o ótimo é inimigo do bom, mas neste caso o ótimo é também grande inimigo do fácil. Foi preciso um milagre amigo para arranjar mesa e depois a maior dificuldade é convencermo-nos a aceitar que dos 21 cantos propostos no menu de degustação, o mais sensato é ficar por 6. Sendo certo que à medida que vamos sendo surpreendidos por cada prato que aterra na mesa, vai crescendo a pena por não irmos provar os outros 15. No final trazemos a ementa assinalada com as escolhas feitas pelo Chef para o nosso jantar, para que quando lá voltarmos saibamos quais são as experiências que nos faltam. Ou repetir as que nos deixaram mais saudades.


Ter mais olhos que barriga é outra expressão popular que tem aqui explicação fácil. Desde logo porque antes da nossa boca explodir de prazer com novos sabores nunca dantes provados, são os olhos que se deliciam com o que vêem.

Uma boa nova
Com assinatura inconfundível numa viagem por mares nunca antes navegados com o Chef Rui Paula
Para além da vista deslumbrante do mar revolto quase a chegar-nos aos pés, são as obras de arte que o Chef Rui Paula inventou com os ingredientes que combina e os objectos onde eles se acomodam e desfilam.


Os meus estimados leitores devem estar espantados por ser a primeira Cantina onde não menciono um único alimento nem um único vinho. É de propósito, porque esta experiência é daquelas que contada, ninguém acredita.


Depois dos 6 cantos seleccionados dos 21 que compõem a degustação completa vem o canto final que é a conta. Nesta atuação derradeira convém explicar ao seu cartão de crédito que não se tratou de um jantar normal mas de uma experiência única e inolvidável, para ele não ficar zangado. Há sempre um dia em que ele tem de perceber o que significam duas estrelas Michelin.

RESTAURANTE
Casa de Chá da Boa Nova

Rua da Boa Nova

4450-705 Leça da Palmeira

Partilhar