A lampreia desconfinada
T60 - Janeiro 2020
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Com a tradição de que a lampreia só se come depois de entrar o novo ano, a espera valeu a pena para Manuel Serrão, que se deliciou com o ciclóstomo no Gaveto

O povo costuma dizer que cada tolinho com a sua mania. Dando de barato que de tolinho todos temos um pouco, eu aqui tolinho também me confesso. Não às paredes imortalizadas pela fadista Amália Rodrigues, mas antes e muito melhor aos meus estimados leitores destas cantinas, aproveitando desde já para agradecer a todos aqueles, donos de restaurantes ou só seus frequentadores, que me têm saudado e agradecido estes escritos.

Assim sendo, assumindo esta categoria de tolinho, tenho direito à minha mania. Esta minha mania até 2020 era que só me estreava na lampreia a partir do dia 2 de janeiro de cada ano. Muitas vezes fui assediado, salvo seja, por amigos e restaurantes especializados, como o Gaveto, para quebrar esta minha mania.

Relembro com graça as vezes em que o João Carlos ou o Zé Manel do Gaveto me confiavam por alturas do Natal essa espécie de segredo de estado que era “se quiser já temos lampreia”.  Isto dito muito baixinho como se fosse um privilégio só ao alcance de alguns e na verdade era isso mesmo.

Em arroz ou à bordalesa
Vivas e confinadas no aquário, estão prontas a desconfinar, mesmo em regime de take away

Como hoje estou em dia de confissões vou confessar que neste ano de todas as desgraças de 2020 foi por um triz que não cedi à tentação de acabar com esta minha mania. Sabendo nós que o ano de 2020 foi um ano atípico em que muitas coisas acabaram também eu me interroguei se não devia aproveitar a deixa para acabar com esta mania.

Aqui fica a minha última confissão do dia. Estou orgulhoso de ter resistido aos cantos dessa sereia disfarçada de ciclóstomo e foi uma vez mais na primeira semana de janeiro que me deliciei com a minha primeira lampreia do ano. Estava fabulosa como é timbre do Gaveto e a boa notícia é que elas continuam vivinhas da silva neste templo de Matosinhos. Vivas e confinadas no aquário, mas prontas a serem desconfinadas , mesmo no regime de take away em que voltou a ser a única forma possível e legal de as comer, em arroz ou à bordalesa.

RESTAURANTE
O Gaveto

Rua Roberto Ivens, 824

4450-279 Matosinhos

Partilhar