A ÍNSUA DOS AMORES
T51 - Março 2020
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

O restaurante da Casa da Ínsua é um bom exemplo e uma boa propaganda da ideia de que nos hotéis de Charme em Portugal a restauração acompanha o alto nível dos restantes serviços. Nem todos? Neste, seguramente!

Pode ser difícil de encontrar, mas é um bom achado. Se já conseguiu chegar a Penalva do Castelo,é muito simples. Se ainda deambula pela A25, entre Viseu e Guarda, também o que tem a fazer é deixá-la na saída para Penalva e depois ter os sentidos atentos às placas que indicam o caminho.

Se tivesse sido o ex-marido de Fernanda Serrano a baptizá-lo, podíamos estar a falar de um Amo-te Ínsua. Tendo sido o famoso Grupo Visabeira a assumir a responsabilidade histórica da recuperação deste monumento, para além do bom gosto e rigor esperados, encontramos um charme indescritível e um savoir faire próprios de quem sabe que há negócios que alguns mercados demoram mais tempo a perceber.

Havendo outros, que não estando no target afinado, nunca perceberão. Ainda bem, há que dizê-lo. A referência ao Pedro Miguel Ramos tem apenas a ver com o nome que ele escolheu para a sua cadeia, porque em termos conceptuais não podíamos estar a falar de conceitos mais opostos.

O que se passa aqui é que estamos num ambiente romântico, onde é possível amar muito mais do que a comida que nos servem no restaurante, que foi o que lá me levou de volta. Na Casa da Ínsua, mesmo em pleno Inverno, há um fogo que arde sem se ver, que não nos deixa saber se estamos perante um caso de amor ou um amor de Casa.

Um sonho na terra
Para um português irrevogável como eu, a chegada do bacalhau com broa, grelos e puré de castanha, traz-me à terra

Romântico mas não trôpego, o jardim hipercuidado divide-se a meio entre a nostalgia inglesa e o rendilhado francês, mas para um português irrevogável como eu, é a chegada do bacalhau com broa, grelos e puré de castanha, que me traz à terra. Terra boa esta onde ficarei a assistir a um desfile de sabores, mas também de elegância, em que deu entrada a seguir um tornedó de novilho com batata apalpadeira.

Também para a comida se aplica a nossa definição de charme: o que é antigo não incomoda e o que é moderno não interfere. Das magníficas entradas e das sublimes sobremesas vou guardar segredo. Apenas direi que nos sentimos ainda mais em casa, graças aos queijos e às compotas. Para não falar do vinho que nos acompanhou ou do espumante que nos recebeu.

Tudo isto muito bem combinado com o serviço que nos atendeu. Tudo feito em casa com a marca da Casa! Hoje está na moda gostar de coisas “fora da caixa”, como se diz, para referir situações menos vulgares. A Casa da Ínsua é um desses casos raros que não nos sai da cabeça, porque foi capaz de sair de todas as nossas melhores expetativas. Ultrapassando-as. Ficando além enquanto nos deixa aquém!

RESTAURANTE
Casa da Ínsua

Hotel Parador Casa da Ínsua

3550-126 Penalva do Castelo

Partilhar