T82 - Abril 23
Serviço Especializado

Estúdio Imigrante conta as histórias da moda e da têxtil

De uma casualidade de interesses surgiu o Estúdio Imigrante, uma conceituada produtora do Porto.

T

Nasceu por uma “certa casualidade” de interesses entre dois arquitetos apaixonados pelo cinema de arquitetura e fotografia, mas rapidamente o Estúdio Imigrante evoluiu para aquela que é hoje uma das mais conceituadas produtoras do Porto.

“O nosso percurso foi evoluindo para outras áreas, sobretudo para o cinema documental e daí para a publicidade foi um passo muito pequeno. O facto do nosso trabalho ser muito documental e associado ao lifestyle revelou-se diferenciador para a área da moda e da indústria têxtil. Não fomos nós que fomos atrás da publicidade, mas antes a publicidade que percebeu que lhe podíamos ser úteis”, revela Gustavo Carvalho, sócio único da produtora desde 2017.  

Com um enorme cunho criativo, fruto do background de trabalho autoral, o Estúdio Imigrante tem estado envolvido nos projetos publicitários de grandes marcas de moda nacionais e internacionais. “O trabalho de publicidade é normalmente intermediado por agências, são elas que têm os briefings criativos e que fazem intermediação com o cliente. No nosso caso, só há cinco anos é que trabalhamos com a agências, fruto do crescimento do nosso estúdio e do tipo de clientes que hoje temos, mas até então o nosso trabalho sempre foi direto com o cliente. E mesmo agora, quando trabalhamos com agências, mantemos um input criativo que habitualmente as produtoras não são chamadas a ter”, explica Gustavo Carvalho.

Com quatro postos de trabalho diretos, mas com produções que chegam a 60 pessoas só da parte do Estúdio Imigrante, Gustavo Carvalho considera que o facto de estar sediado no Porto é uma enorme vantagem, já que aqui “o espírito associativo das produtoras portuenses permite juntar várias produtoras pequenas e fazer uma grande”. Ao mesmo tempo que o facto de ter uma estrutura pequena permite à Estúdio Imigrante ter “uma leveza curatorial, ou seja, escolher os trabalhos que parecem mais interessantes”, remata.

O Serviço

Estúdio Imigrante

O que faz?  É uma produtora especializada em filmes de arquitetura, cinema documental, surf e faz também publicidade Fundação 2012 Escritórios Porto Página online https://estudioimigrante.com/

Partilhar