T47 - Outubro 19
Serviço Especializado

Escola de Moda Gudi – Mais de meio século de experiência no ensino da Moda

A Escola de Moda do Porto, do Grupo Gudi, tem como objetivo oferecer formação especializada em Moda e Modelação, ajudando as empresas têxteis a serem mais competitivas

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Quando Augusta Dias fundou, em 1972, a primeira escola de moda em Portugal, a Escola Gudi tinha como objetivo oferecer formação especializada e apoiar empresas e organizações ligadas ao setor têxtil e da moda a reforçarem a sua competitividade e resultados num mercado em mutação.

Ao longo do tempo a escola cresceu e acompanhou a evolução tecnológica, estabeleceu parcerias com referências internacionais como a ESMOD (Paris) e colabora com várias empresas nacionais de renome. Em 1999 forma-se o Grupo Gudi que inclui a Escola de Moda do Porto, dedicada à formação profissional de jovens.

Desde a sua fundação que a Gudi tem como objetivo especializar profissionais de Moda e Modelação, que contribuam para o desenvolvimento do têxtil em Portugal. Atualmente, apresenta uma oferta formativa que combina saberes clássicos com novas tendências e tecnologias para responder aos desafios de inovação, qualidade e internacionalização de um setor globalizado.

“Os cursos da Gudi são concebidos e estruturados de acordo com as necessidades dos protagonistas da indústria têxtil e a qualidade comprovada pelo sucesso dos antigos alunos. O objectivo é sempre a excelência, e por isso a Gudi está a expandir a sua rede de parcerias e áreas de atuação, quer ao nível da formação corporativa quer ao nível da oferta formativa”, enuncia Matilde Rocha, a diretora geral da escola.

É para poder dar uma resposta mais flexível e personalizada às necessidades particulares das empresas que a Gudi disponibiliza também formação corporativa. “É uma oferta ajustável, que tanto poder ser leccionada dentro das empresas como nas instalações da escola”, explica a diretora ao mesmo tempo que dá conta da abrangência do plano formativo: “Inclui consultadoria, levantamento de necessidades de formação e um plano adaptado aos seus objetivos estratégicos e operacionais”, completa.

Quando acumula já mais de meio século de experiência a Escola Gudi mantém a aposta numa formação de referência com foco na especialização na área da moda como forma privilegiada de apoiar a inovação e competitividade do setor têxtil. Formação Corporativa, Design de Moda, Modelação e Confeção, Moulage, Fashion Buying & Merchandising são o core business da Gudi.

Outra das apostas é a mobilidade internacional como forma de reforçar a formação dos alunos e dos seus formadores.

Nesse sentido, “a escola está a estender a sua rede de contactos nacionais e internacionais através da cooperação em projetos que permitam formação em contexto de trabalho e intercâmbio staff em atividades de job-shadowing”, descreve Matilde Rocha.

Em três anos a Escola de Moda do Porto colocou 70 alunos em estágios europeus através do programa Erasmus+ e abre este ano mais 36 vagas para bolsas de estágios de três a seis meses, em países como Espanha, Itália, Reino Unido, Bélgica, França, Islândia, entre outos.

O Serviço

Escola de Moda Gudi
Rua Dr. Alves da Veiga, 144
4000-072 Porto

O que faz? Formação especializada de curta e longa duração; formação corporativa Áreas Design de Moda, Modelação e Confeção, Fashion Buying & Merchandising Fundação1972 Missão Apoiar a inovação e competitividade na ITV; Formar técnicos empresariais nas áreas têxteis, de moda e confeção de vestuário.

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