Cláudia Azevedo Lopes
Tatiana Ribeiro foi a grande vencedora do Upcycling by TAP, com uma peça complexa mas cheia de originalidade e que é muito mais do que aparenta à primeira vista. Uma mochila que se transforma em casaco, com capuz, e de utilização reversível.
Quando Tatiana a retirou do manequim para mostrar aos jurados, durante a fase de avaliação dos coordenados, a peça não parecia nada mais do que uma mochila. Mas após uns momentos a abrir fechos e a puxar ilhós, a mochila transforma-se num casaco – ou num colete, como lhe chama a criadora.
O colete multifunções que deslumbrou os jurados chama-se “CONNECTIONS ss” e tem como referência um elemento oldschool – uma cassete de áudio – que se manifesta como inspiração para a volumetria da peça.
Sendo reversível, e por isso podendo ser usado dos dois lados, a peça pretende salientar a necessidade de versatilidade que os viajantes normalmente têm, e é precisamente por isso que este colete, cujo capuz também é amovível, pode ser transformado em mochila.
“Para este projeto o desafio era reutilizar materiais dando-lhes uma nova vida com um design acrescentado, portanto pensei em reutilizar uma ideia que havia desenvolvido anteriormente de um colete que se transformava em algo”, afirmou Tatiana Ribeiro em declarações ao T.
O corte do colete é oversized, com ombros largos e arredondados e as cavas podem ser ajustadas, através de ilhós com elásticos, ao gosto do utilizador. De um lado, o casaco é totalmente em tom cinza; o reverso utiliza o mesmo tecido e acrescenta-lhe um enorme círculo feito de material refletor, que para além de remeter para os coletes refletores dos técnicos das pistas de descolagem, define a forma que o colete obtém quando está transformado em mochila.
O conjunto fica completo com um biquíni do mesmo tecido, composto por um soutien em formato de triângulo e por umas cuecas de modelagem justa, que pode ser facilmente usado descontraidamente no universo streetwear ou na praia.
Este prémio, que veio como uma surpresa para Tatiana, promete ser o primeiro de muitos altos voos para a criadora e uma motivação para continuar a arriscar na criação de peças inovadoras.
“Não estava à espera de ganhar, visto que os projetos dos meus colegas também eram muito interessantes e criativos, mas tinha a noção que a minha ideia era inovadora e que poderia ser premiada. Agora que me sagrei vencedora sinto-me muito realizada porque há um reconhecimento do meu trabalho e motiva-me a continuar a trabalhar em novos projetos e a arriscar nas formas e nas transformações que é uma parte do design que gosto de explorar mas que também tem um grau de dificuldade e pensamento muito elevado”, afirmou ao T.
O coordenado irá estar à venda na loja online da TAP (store.flytap.com), a primeira parte do prémio do concurso, sendo que a segunda é uma merecida viagem a um destino europeu. Apesar de ainda não ter escolhido definitivamente qual, Tatiana adianta: “estou a ponderar viajar para a Grécia”.