17 junho 21
Feiras

T

Têxteis portugueses em estreia na feira Arab Health

O projeto de expansão internacional da indústria têxtil portuguesa vai assegurar pela primeira vez a presença das PME’s nacionais na Arab Health, marcada para os dias 21 e 24 de junho, no Dubai World Trade Centre, a principal exposição de equipamentos médicos do Médio Oriente. Dune Bleue, PT Mills, Skylab by Inarbel, Trim NW e Wise HS fazem parte da ‘task force’ nacional.  A participação é concertada com a AEP, que também estará presente com um elevado número de empresas portuguesas de outros setores.

Desbravar novos mercados é a principal motivação da comitiva portuguesa. Enquadradas no projeto From Portugal, as empresas, acompanhadas pelo centro tecnológico CITEVE, irão apresentar as suas últimas inovações na área da saúde – segmento que conheceu um forte incremento durante a pandemia.

Estes são “os primeiros passos na área da saúde” da TrimNW, a aposta nesta área de negócio iniciou-se em 2020 e a empresa está agora empenhada em crescer e internacionalizar. As expectativas estão à volta de estabelecer “contacto com os diversos players a nível mundial, conhecer potenciais clientes”, mesmo europeus, e dar a conhecer a TrimNW como produtora deste tipo de produtos, afirma o agente comercial, Ricardo Fernandes. Para tal, irão apresentar os seus Tecidos-Não-Tecidos “o ImperScrim e o MediScrim, produtos utilizados no fabrico de EPI’s” e será também apresentado “um produto desenvolvido com o CITEVE e o PIEP para o mesmo fim, mas com características especificas antibacterianas e antivirais”.

A Skylab by Inarbel descreve esta feira como “extremamente importante para o mercado dos Emirados Árabes Unidos”, um mercado ainda desconhecido para a empresa. Embora tenham experiência em outras feiras internacionais, nomeadamente com roupa de criança; desta vez fazem-se apresentar com uma coleção de equipamentos de proteção individual destinada a “todos os profissionais ligados à saúde, como também algum fardamento para hospitais, personalizado para cada um”, avançam concluindo com a ideia de que a linha hospitalar “no último ano foi uma grande oportunidade, para ajudar a sobreviver”.

Apesar do sector hospitalar ter ainda pouco peso para a Dune Bleue, esta pretende alavancar a vertente participando na Arab Health. Segundo Celeste Pereira, o ‘main Product’ da marca são as meias “e nesse sentido serão apresentadas as coleções de verão e inverno 2022, com especial destaque para os artigos medicinais com a vertente sustentável incorporada”. Não é fácil, de acordo com a responsável comercial, estabelecer expectativas, uma vez que “estamos numa fase de desconfinamento e ainda não se sabe como os players deste setor se vão comportar”, no entanto, esperam encontrar clientes “sobretudo da zona do Golfo Pérsico”.

Quanto à PT Mills, neste momento, de acordo com o diretor geral, o setor da saúde é a grande fatia da empresa, rondando os 80%. Tudo começou o ano passado por necessidade: “foi a pandemia que nos levou a isto”, confirma Miguel Malheiro. Para esta feira farão acompanhar-se de máscaras e equipamentos de proteção individual, esperando assim abrir mercados fora de Portugal e da zona euro. De acordo com o responsável, é a primeira vez que estão no setor têxtil “e consequentemente no setor da saúde”. Apesar de tudo, as expectativas mostram-se altas, “porque neste momento em Portugal o consumo destes produtos caiu e as importações dos países asiáticos continuam”. Conta também que este novo mercado queira consumir produtos europeus.

O CITEVE irá apresentar as suas competências na conceção e desenvolvimento de produtos e processos para a área da Saúde fortemente associadas à Inovação, e ainda a oferta do centro em matéria de testes e ensaios na área da microbiologia têxtil e da citotoxicologia, particularmente importantes para os produtos e dispositivos médicos ou para materiais têxteis destinados ao mercado da saúde e bem-estar.

A participação das PME na Arab Health é enquadrada pelo From Portugal, uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Arab Health 960x560

Partilhar