03 fevereiro 21
Feiras

T

Sustentável e inovador, o têxtil português deixa marca na ISPO

É a maior e mais importante feira europeia de artigos desportivos e sportswear e a ITV nacional reforça na ISPO Munich a marca de inovação e sustentabilidade que é já bandeira do têxtil made in Portugal. Uma imagem de qualidade suportada com base nos produtos das cerca de 30 empresas representadas e reforçada ainda pelos dois showcases de produtos sustentáveis e inovadores, o Responsible Athleisure From Portugal – Itechstyle Green Circle e o Sport Textile Village From Portugal. Ditchill, Bloomati, Brandbias e A. Sampaio são marcas que apostam nas credênciais de sustentabilidade.

Na feira que decorre ao longo de toda esta semana, em formato digital, no stand virtual da Ditchill, o destaque vai para o sportswear confeccionado a partir de fibras recicladas. “O nosso objetivo é aliar um design apelativo a matérias-primas e acabamentos de alta qualidade”, explica Carla Macedo, manager director da marca, resumindo o espírito de toda a comitiva portuguesa.

Já a Bloomati, marca do grupo Carvema, dá a conhecer “vários acabamentos muito ligados ao desporto, como o repelente à água, o antibacteriano, a protecção UV e o regulador de temperatura, entre outros”, adianta Alice Sampaio, responsável de marketing pela empresa especializada em malhas e acabamentos têxteis. Para além destas inovações, Alice aposta em atrair clientes ao catálogo da Bloomati através das certificações ambientais Oeko-Tex: “Trabalhamos muito com materiais ecológicos, como o bamboo ou o algodão orgânico, por exemplo”, explica.

A mesma aposta na sustentabilidade na Brandbias, produtora de vestuário para desporto, que tem já muitas peças com certificação GOTS e STeP. “Procuramos trabalhar sobretudo com malhas e tecidos certificados, que ofereçam garantias aos clientes. As certificações GOTS e STeP são muito requisitadas por clientes do Norte da Europa”, afirma Pedro Machado, creative da empresa que produz vestuário para muitas marcas de sportswear de países como a Suécia, Dinamarca, Holanda e Reino Unido.

Com o mesmo foco na sustentabilidade, a A. Sampaio apresenta nesta edição da ISPO Munich uma selecção de malhas que aliam a preocupação ambiental à performance, depois de já ter visto alguns dos seus artigos selecionados para o fórum de tendências Textrends. “Percebemos que o mercado de desporto é muito sensível à questão ambiental, uma das questões que foi apreciada pelo júri do Textrends foi a biodegrabilidade. E neste momento temos já artigos que são de origem reciclada e que no fim do seu ciclo de vida são biodegradáveis”, explica Miguel Mendes, responsável comercial pela empresa de Santo Tirso.

A participação das empresas portuguesas PME na ISPO Munich Online é enquadrada pelo From Portugal, uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar