28 setembro 20
Sustentabilidade

T

Sonae entre os subscritores do European Green Deal

A presidente executiva da Sonae, Cláudia Azevedo, é uma das subscritoras do Pacto Ecológico Europeu, uma iniciativa do Fórum Económico Mundial que reúne presidentes executivos de 30 multinacionais em defesa um novo modelo de crescimento europeu. Empresas da área têxtil e moda como a Salsa, Zippy ou Mo integram o universo Sonae.

O documento aponta para um novo modelo de crescimento baseado na circularidade, nas energias renováveis e nas indústrias de baixo carbono, e a pandemia Covid-19 veio acelerar a necessidade de uma transformação para criar um futuro mais justo, sustentável e resiliente.

“A recuperação da pandemia é a oportunidade para a economia europeia se reinventar e avançar de forma decisiva na implementação de um modelo de crescimento sustentável, que respeite o ambiente, crie valor económico e social e proteja as gerações vindouras”, sublinha Cláudia Azevedo.

A declaração conjunta resulta do Grupo de Ação de CEOs do Fórum Económico Mundial para o Pacto Ecológico Europeu, que manifesta, assim, o seu apoio ao European Green Deal como parte da estratégia de crescimento para a Europa. A declaração realça que é fundamental a cooperação entre governos, empresas e sociedade civil para a Europa se tornar na região mais sustentável, inovadora e inclusiva do mundo.

Por isso, comprometem-se em desenvolver e participar em parcerias que visam reduzir a pegada de carbono e adotar novos modelos de produção e de trabalho nas suas organizações, contribuindo para a descarbonização da economia europeia e para alcançar a neutralidade climática até 2050.

Partilhar