04 junho 20
Mercado de capitais

T

SIMB35: a moda vertida num índice bolsista

Composto por marcas como a Inditex, LVMH, L’Oréal, Nike e Prada, o índice bolsista SIMB35 agrega um conjunto das maiores empresas de moda cotadas em vários mercados internacionais, produzindo um histórico que constitui um indicador precioso das grandes movimentações dos negócios internacionais.

Criado em 2011, o SIMB35 agrega empresas cotadas em vários mercados e por isso sujeitas a influências que podem não se verificar em todas as praças ao mesmo tempo – podendo mesmo ser contraditórias quando absorvidas em diferentes geografias. Por exemplo, se o comércio internacional entre os Estados Unidos e a China for em determinada altura favorável ao Império do Meio, é provável que as empresas de moda cotadas em Nova Iorque vejam os seus valores depreciados, no mesmo dia em que as empresas do mesmo setor cotadas em Xangai veriam os seus papéis subirem.

Mas, como esta distorção é permanente, o índice acaba, no seu movimento histórico, por ser um precioso instrumento de análise do mercado. O índice foi criado com base 10.000 e já este ano, em janeiro, atingiu um pico de 21.000 pontos. Pouco depois, em março, batia no fundo, ao cotar nos 16.658 pontos. Mas de então para cá começou um movimento ascendente que ainda está a verificar-se. Assim, em abril fecho nos 18.451, para em maio atingir os 19.815 pontos – o que pode ser considerado um crescimento que já apresenta alguma sustentabilidade.

O índice SIMB35 acaba assim por ser um bom instrumento de verificação da saúde do setor da moda enquanto agregado internacional, cotado em várias praças. O índice foi inicialmente formado pelas seguintes empresas: Inditex, Adolfo Domínguez e Liwe Española (Espanha) LVMH, L’Oréal, PPR, Adidas, H&M, Richemont, Luxottica, Swatch, Hermès, Benetton, Burberry, Hugo Boss, Tod’s, Asos, Yoox e Van de Velde (Europa), Nike, Gap, Limited Brands, VF Corporation, Polo Ralph Lauren, Phillips-Van Heusen Corporation, Coach, Jones Apparel Group, Abercrombie & Fitch, Tiffany, Guess e Urban Outfitters (Estados Unidos), Fast Retailing (Japão), Li Ning (China), Esprit e Prada (cotadas em Hong Kong).

Partilhar