01 Setembro 20
Regresso à normalidade em força na Fabric Days de Munique

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Regresso à normalidade em força na Fabric Days de Munique

Tendo em conta as expectativas, o arranque da Fabric Days está a correr muito bem à maioria da comitiva portuguesa presente na feira de tecidos e matérias-primas em Munique, na Alemanha. A primeira manhã do evento fica marcada pela afluência de compradores alemães e dos países do norte, bem como por um sentimento de segurança e optimismo generalizado.

HOPETIMISM foi o tema eleito pela organização da Munich Fabric Start para a Fabric Days, a versão concentrada da icónica feira alemã, que decorre até quinta-feira em Munique e que se assume como o primeiro certame têxtil internacional pós-pandemia. O tema, que pretendia devolver o otimismo e a esperança ao sector, não podia estar mais alinhado com o sentimento que se vive nos stands dos expositores nacionais.

Com quatro categorias de produto bem definidas e assentes em princípios sustentáveis (Essential, Advanced, Premium e Fancy) a ModelMalhas tem já “60% a 70% da agenda preenchida com marcações”. Quem o diz é John Gomes, comercial da empresa sediada em Barcelos, que se mostra esperançoso com o que apelida de “nova normalidade”.

“Temos muito boas expectativas e sentimos que as pessoas querem voltar à normalidade, querem tocar no produto, conversar cara à cara”, defende. Com uma agenda preenchida sobretudo com compradores alemães e de alguns países da Europa do norte, o comercial da ModelMalhas defende ainda que o cancelamento da PV Paris, por imposição do governo francês, pode trazer boas surpresas à Fabric Days. “Acredito que nos vamos surpreender com a visita de vários franceses e belgas que habitualmente visitariam a PV”, conclui.

Um raciocínio que, de resto, está em linha com as reflexões de Baltazar Lopes, administrador da Albano Morgado. “Ao contrário das edições anteriores, os compradores optaram por fazer marcação, prévia pelo que neste momento já temos a agenda bastante preenchida fundamentalmente por clientes alemães”, conta.

“A Covid-19 está a mudar o mundo de uma forma que acredito ser irreversível. As feiras internacionais de grande dimensão com clientes a nível mundial vão perder espaço, ao passo que feiras como esta, muito focadas no seu mercado nacional, irão ganhar relevo”, defende o administrador da empresa sediada do centro do país.

Em linha com a maioria dos 300 expositores presentes na Fabric Days, a Albano Morgado apresenta uma coleção assente na sustentabilidade dos materiais e dos processos o que, explica Baltazar Lopes, “já não é uma tendência de moda, é uma obrigatoriedade”. Entre os artigos apresentados pela empresa especializada em lãs, destacam-se as linhas Ecolife e Naturelife, sem incorporação de produtos químicos e inspirada nos quatro elementos da natureza, respetivamente.

As preocupações ambientais conjugadas com muita inovação são a âncora do projeto Texboost que a Fitecom trouxe até Munique. “Trata-se de um projeto que desenvolvemos conjuntamente com a Coltec, o CITEVE e a Universidade da Beira Interior e que incorpora características inovadoras nos produtos tradicionais da nossa empresa”, revela o export manager da Fitecom.

Entre as características adicionadas destaca-se a repelência de água, a termo-regulação, o controlo do vento e a acção antibacteriana, sendo que todos os produtos são biodegradáveis. “Estamos a falar de tecidos 100% lã que desaparece naturalmente ao fim de alguns anos”, explica. Os tecidos apresentados poderão ser aplicados para a confeção de roupa, nomeadamente para casacos e gabardines.

Quem também não parou de trabalhar um único minuto durante toda a manhã do primeiro dia da Fabric Days foi a SanMartin que, em conjunto com a Albano Morgado, Fitecom, ModelMalhas e Troficolor compõem os stands apoiados pelo projeto From Portugal. A afluência de compradores estrangeiros (ver foto) não deu tréguas ao representante da empresa especializada em tecidos e acessórios para a indústria da moda.

A comitiva FROM PORTUGAL inclui ainda as empresas Otojal, Penteadora, Riopele, Somelos e Tessimax, contando também com um fórum From Portugal localizado numa posição estratégica à entrada da feira.

A participação das empresas portuguesas na Fabric Days no âmbito do From Portugal é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. O projecto que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

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