14 Março 19
Moda

T

Portugal Fashion arranca com inovação multimédia de Júlio Torcato

Arranca esta quinta-feira o Portugal Fashion, que até domingo leva às passerelles da Alfandega do Porto mais de 30 desfiles e 46 designers num evento que conta também com a presença de dezenas marcas de moda nacionais. Neste primeiro dia, expectativa para a apresentação da inovadora instalação multimédia de Júlio Torcato.

Depois de no último Portugal Fashion ter deixado o aviso de que não voltaria aos desfiles tradicionais, Júlio Torcato estreia agora (21h30) um novo formato de apresentação.”File #001 – Wake up” será uma performance multimédia, com imagem, som e video, e uma mensagem de alerta para todos.

“O que vamos fazer agora será muito diferente, é uma instalação performance que pretende mostrar como a moda deve estar mais atenta à actualidade social, política e ambiental” explica Júlio Torcato, que em Outubro, ao fim de 30 anos de desfiles, anunciou que ia apostar num novo conceito, mais criativo, ousado e interventivo.

O programa arrança às 15h com os desfiles dos jovens talentos Bloom, seguindo-se Mara Flora e Maria Meira (19h), Daniela Poereira (20h). Depois da performance de Júlio Torcato é a vez de desfilarem Hugo Costa (22h), num programa que fecha com Maria Gambina (23h).

Amanhã, sexta, o programa abre com o desfile Inês Torcato (15h), para apresentar a sua nova colecção Outono/Inverno. Apesar de se manter fiel aos desfiles tradicionais, a jovem criadora de moda leva à passerelle um convidado especial, o cantor, DJ e produtor musical brasileiro Jaloo, que para além de desfilar vai apresentar pela primeira vez em palco a sua nova música “Dói d+”.

Numa iniciativa solidária, clã Torcato  (pai e filha) veste também a quatro mãos os bonecos solidários da Fundação Infantil Ronald McDonald. O Pedro e a Maria, que são apresentados e vão estar à venda nesta 44ª edição do Portugal Fashion, cuja receita de vendas reverterá integralmente em benefício dos três programas de apoio gratuito da Fundação Infantil Ronald McDonald.

Partilhar