01 junho 20
Retoma

T

Os heróis invisíveis da formação Modatex

Nas empresas e nos centros de formação do Modatex a retoma da atividade é já uma realidade. Uma nova normalidade de que é exemplo o início, nesta segunda-feira, do estágio profissional com vista à integração laboral no Grupo Valérius para 36 formandos do curso de confecção de peças de vestuário.

O diretor do Modatex destaca que todas as acções de formação respeitam agora as regras sanitárias de distância, planos de higienização, uso de viseiras e espaços autónomos de circulação para formandos e formadores. José Manuel Castro, chama-lhes mesmo os heróis invisíveis, uma vez que não sendo falados, à semelhança de outros sectores foram capazes de rapidamente montar um plano de formação à distância e de se adaptar às novas exigências.

“Tal como nas escolas, na mesma data muitos outros milhares de formandos regressaram aos ambientes de formação e qualificação profissional, nas mesmas exigentes condições de controlo sanitário e de esforço pessoal. Até pela idade, que em muitos casos os coloca no público de maior risco. Também os seus professores mostraram ser excepcionais, pois tiveram de se adaptar muito rapidamente a modelos de formação e acompanhamento”, destaca responsável do Modatex.

A par do estágio que hoje tem início numa das unidades da Valerius, também muitas outras empresas retomaram os planos de formação no posto de trabalho e pelo menos outras 32 ações que tinham sido suspensas retomaram até ao final da última semana os seus planos de formação. O director do Modatex destaca que 18 delas são mesmo acções de formação qualificantes, mais longas e exigentes, como é o caso dos cursos de design, modista, costureira, controle de qualidade ou modelação.

Muitas delas envolvendo agora módulos de formação à distância, uma novidade que veio para ficar. “No têxtil a formação em contexto físico vai ser sempre necessária mas há muitas coisas que podem também ser feitas à distância. E nem sempre necessariamente por via electrónica, há coisas que pura e simplesmente podem ser feitas em casa”, explica José Manuel Castro.

A par da formação que tinha sido suspensa, o Modatex dá conta também de planos de formação extraordinária que algumas empresas adotaram no contexto do recurso ao Layoff. Decorrem em cinco empresas, todas da região Centro, envolvendo um total de 364 trabalhadores. Com isso as empresas são não só capazes de preparar o regresso à actividade adaptadas ao novo contexto e realidade, como também os trabalhadores têm o complemento de subsídio de formação que lhes completa o salário que o Layoff reduz a dois terços.

Partilhar