27 julho 20
Upcycling

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Novos modelos da Nike a partir de resíduos de fabrico

Transformar o que seria lixo em produtos inovadores e desejaveis e que valorizam a protecção do ambiente. A Nike acaba de lançar a linha Space Hippie, que conta com um mínimo de 25% de materiais reciclados a partir dos resíduos da própria produção.

No lançamento da nova linha, com quatro modelos de sapatilhas, a marca explicou que o nome teve inspiração nos astronautas das missões espaciais da Nasa, que têm por hábito recolher e guardar todos os desperdícios. Assim fez também a marca e em vez de atirar para o lixo os recortes que sobram da fabricação, passou a catalogar os resíduos com vista à sua reutilização.

A Space Hippie é a coleção com menor quantidade de carbono da empresa. O amortecimento destes novos modelos é criado a partir dos restos das solas Vaporfly, que requerem apenas metade do CO2 usado nas outras espumas da marca, e têm um tricô na parte que é completamente feito a partir de fios Space Waste, um poliéster construído com garrafas plásticas usadas e restos de tecido e linha.

Sendo certo que já no ano passado a concorrente Adidas tinha apresentado o seu modelo completamente reciclado, a Nike acredita ter dado agora um passo em frente em matéria de Upcycling ao apresentar modelos que são também desejáveis do ponto de vista estético.

“O design pode ser uma ferramenta para impulsionar a adoção de novos comportamentos e aqui o objetivo é mesmo fazer com que o consumidor sinta vontade de experimentar estes novos modelos”, disse o o responsável pela sustentabilidade da Nike, Noah Murphy-Reinhertz.

 

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