27 maio 20
Financiamento

T

Nem um terço do crédito aprovado chegou às empresas

Os 6,2 mil milhões de euros em linhas de crédito com garantia do Estado destinadas a ajudar as empresas na resposta à pandemia já estão praticamente esgotados. A questão é que só menos de um terço desse valor chegou já aos seus destinatários, com apenas 1,7 mil milhões de euros contratados entre a banca e as empresas.

Segundo um documento do IAPMEI, até 22 de maio tinham sido aprovadas 31.839 operações de financiamento no âmbito das linhas de crédito de apoio às empresas afetadas pela pandemia, num valor total de 6.208 milhões de euros. Das operações aprovadas pelas sociedades de garantia mútua, só 11.596 já tinham sido contratadas, num montante total de 1.733 milhões de euros. Ou seja, só 27,9% do crédito aprovado já terá chegado às empresas.

As instituições envolvidas – nomeadamente a SPGM, que coordena a garantia mútua e concentra as operações, e a banca comercial – têm-se defendido com a necessidade de proceder a um mínimo de controlo na atribuição dos subsídios e com as falhas de preenchimento ou a inelegibilidade de algumas propostas.

Mas a demora de acesso às linhas de crédito garantidas pelo Estado tem sido alvo de críticas, tanto por parte das empresas como do próprio Governo – e também da generalidade dos partidos da oposição, com destaque para o CDS e para a Iniciativa Liberal.

Recorde-se que, no último debate quinzenal, o primeiro-ministro António Costa referiu-se em particular à banca, afirmando existir uma “enorme disparidade” entre o valor aprovado de garantias estatais por parte da SPGM e o valor entregue pelos bancos às empresas.

Os bancos socorrem-se do prazo legal máximo de 30 dias úteis que dispõem para aprovar as operações de financiamento para justificar esta diferença, mas afirmam, por via da Associação Portuguesa de Bancos (APB), que estão a ser o mais ágeis possível.

Do lado das empresas, várias têm dito que correm o risco de, quando finalmente tiverem acesso ao financiamento, pura e simplesmente já não existem.

Partilhar