11 junho 21
Empresas

T

Ministro da Economia encerra o Simpósio têxtil

Está de regresso a 29 de junho aquele que se assume como um dos fóruns mais importantes do setor têxtil e da moda: o Simpósio da indústria têxtil, organizado pela ATP, uma vez mais em formato digital terá como pontos altos o encerramento dos trabalhos, a cargo do ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, e a intervenção do presidente da associação, Mário Jorge Machado – o já tradicional discurso sobre o estado da nação têxtil. O mote ‘Regenerar o setor, ganhar o futuro – Uma visão estratégica para a década’ diz tudo: o simpósio pretende lançar os desafios dos próximos dez anos, num contexto em que a pandemia resultou numa alteração profunda do paradigma do setor.

Com inicio às 14h30, o simpósio abre com a divulgação de um estudo sobre a visão prospetiva e estratégica da ITV 2030, a cargo da diretora executiva da ATP, Ana Paula Dinis. Seguem-se as macrotendências para a indústria têxtil por Daniel Agis, brand-building expert, e uma intervenção do presidente da Euratex, Alberto Paccanelli sobre a construção de uma estratégia consertada para o setor têxtil europeu. Marcado está também um debate com o tema ‘Reforçar a competitividade da ITV’, que contará com intervenções de António Braz Costa, diretor-geral do CITEVE, Luís Todo-Bom, professor no ISCTE e Isabel Gonçalves Furtado, CEO TMG Automotive e presidente COTEC.

“O setor têxtil é hoje mais que uma indústria, em que sobressai a capacidade de concorrer pelo valor e já não pelo preço, de se impor pela inovação e criatividade e já não pela eficiência ou custo produtivo”, salienta Mário Jorge Machado em comunicado. O presidente da ATP acrescenta ainda que a pandemia “acelerou tendências que já estavam em enchimento, como a sustentabilidade e o consumo responsável”. As inscrições para o webinar já estão a decorrer.

Simposio Online ITV - 29 de junho

Partilhar