27 julho 20
Inovação

T

Máscara da Adalberto inativa o vírus e resiste à Covid-19

O resultado já era esperado pela Adalberto, mas a confirmação veio agora com os resultados dos testes realizados pelo Instituto de Medicina Molecular (iMM) à máscara MOxAd-Tech, que atestam a sua capacidade para inativar o novo coronavírus, SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19. A ciência confirma, assim, que a indústria têxtil portuguesa desenvolveu a primeira máscara que inativa o novo coronavírus, como resultado de um projecto de cooperação que juntou a Adalberto Estampados e a Sonae, pelo lado industrial, o CITEVE, o Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho, pelo lado da investigação.

“Os testes realizados pelo iMM permitem aferir a eficácia da máscara MOxAd-Tech na inativação da Covid-19. A máscara beneficia de um revestimento inovador que neutraliza o vírus quando este entra em contacto com o tecido, efeito que se mantém mesmo depois da realização de 50 lavagens. Como resultado, a máscara oferece um elevado nível de proteção adicional, uma vez que tem a capacidade de inativar o vírus”, anunciaram este sábado os fabricantes em comunicado.

A inovadora máscara tinha já sido certificada em França para 50 lavagens em meados de Junho, e com resultados que superavam até as melhores espetativas do fabricante. “Acreditamos que esta será mesmo a melhor máscara do mercado”, disse então ao T a CEO da Adalberto, animada pelos resultados recebidos do IFTH – Institut Français du Textile e de l’Habillement. Susana Serrano, explicava que “a MOxAd-Tech tem associada a inovação Abalberto com aplicação antimicrobiana tanto na camada exterior como interior, protegendo contra bactérias e vírus e, além disso, leva ainda na camada interior um acabamento com gestor de humidade.”

Pedro Simas, investigador e virologista do iMM, coordenou os testes que qualificam agora o tecido como tendo propriedades anti-virais e explica como funcionam. “De forma simplificada, consistem na análise do tecido após o contacto com uma solução que contém uma determinada quantidade de vírus, cuja viabilidade se mede ao longo do tempo. Os testes à máscara MOxAdtech revelaram uma inativação eficaz do SARS-CoV-2 mesmo após 50 lavagens, onde se observou uma redução viral de 99% ao fim de uma hora de contacto com o vírus, de acordo com os parâmetros de testes indicados na norma internacional ISO18184:2019.”

A notícia, da maior importância não só para o prestigio e afirmação da ITV nacional mas sobretudo para a proteção da saúde dos cidadãos, está já a ter repercussão internacional. A partir de uma nota da agência EFE, o influente diário espanhol El Mundo dava este domingo conta da novidade, explicando que “embora por enquanto estejam à venda apenas nas loja da marca MO, estas máscaras vão estar disponíveis para toda a União Europeia” e que “o projecto foi aberto à comunidade para que outras marcas em Portugal e no exterior as possam distribuir”.

Segundo disse ao T a CEO da Adalberto, Susana Serrano, a MOxAd-Tech tem tido uma produção diária que anda nas 15 mil unidades mas com a capacidade instalada pode ir até às 100 mil máscaras por dia.

Este é o único modelo de máscara desenvolvido pela Adalberto, que apostou tudo nas suas componentes de eficiência e inovação. Em meados de Maio, o próprio ministro da Ciência Ciência,Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, quis conhecer ao vivo o seu processo de fabrico, tendo estado na Adalberto onde salientou o exemplo de como a cooperação entre empresas, universidades e centros de inovação pode ajudar a desenvolver soluções inovadoras e a criar valor económico e social.

Partilhar