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A Lectra reportou um crescimento nas suas receitas e EBITDA durante os primeiros nove meses do ano, para 394,2 milhões de euros (+10% face ao período homólogo) e 68,5 milhões de euros (+16%), respetivamente. Estes resultados foram alcançados apesar das incertezas macroeconómicas e geopolíticas que afetaram as decisões de investimento dos clientes da líder no fornecimento de soluções para as indústrias da moda, automóvel e mobiliário.
No terceiro trimestre de 2024, a Lectra registou receitas de 131,9 milhões de euros, um aumento de 11% face ao mesmo trimestre de 2023. Já o EBITDA cresceu 10%, para 26,2 milhões de euros, com uma margem de 19,9%, ligeiramente inferior aos 20,1% verificados entre julho e setembro do ano passado.
A integração da Launchmetrics, adquirida em janeiro, e o aumento das receitas recorrentes contribuíram significativamente para os resultados positivos. As receitas provenientes de assinaturas de software cresceram 17% no trimestre, reforçando a estratégia da empresa na transição para modelos de negócio baseados em subscrição.
Nos primeiros nove meses do ano, as receitas totais da empresa foram impulsionadas pelo aumento de 18% nas receitas recorrentes, que representam agora 72% do total. A margem de lucro bruto subiu 1,7 pontos percentuais, para 71,4%. Apesar disso, o lucro líquido recuou para 21,2 milhões de euros, face aos 24,9 milhões de euros em 2023, devido a amortizações de ativos intangíveis e a um aumento das despesas financeiras.
A Lectra mantém as metas do seu plano estratégico 2023-2025, que inclui alcançar receitas de 600 milhões de euros em 2025, com 400 milhões provenientes de receitas recorrentes e 90 milhões de SaaS (Sofware as a Service). No entanto, os resultados anuais de 2024 deverão situar-se no limite inferior das previsões devido ao contexto económico adverso, revela em comunicado.
Estratégia 4.0
A empresa está a transformar os processos industriais com a sua estratégia Lectra 4.0, posicionando-se como um dos protagonistas da quarta revolução industrial. A Lectra 4.0 representa uma visão a longo prazo, integrada numa abordagem que combina tecnologia de ponta com uma política comprometida de responsabilidade social corporativa. A estratégia está sustentada em três pilares fundamentais: foco no cliente, desenvolvimento de novos serviços 4.0 e posicionamento premium. Além disso, promove a sustentabilidade através de soluções eco-responsáveis e iniciativas que apoiam a inclusão e diversidade. “Em 2017, apresentámos a estratégia Lectra 4.0, que consiste em tornarmo-nos um player-chave na indústria 4.0 antes de 2030. E posso dizer que hoje estamos a atingir um nível diferente. Demos muitos passos em frente nos últimos sete anos”, sublinhou Daniel Harari, presidente e CEO da Lectra, durante a apresentação do Valia Fashion aos jornalistas no passado dia 9 de outubro na sede da empresa, em Cestas, França.
Com mais de 16 anos de experiência na Internet das Coisas e mais de 8.100 máquinas de corte conectadas, a Lectra integra software, equipamentos, serviços e dados. Esta abordagem holística permite uma maior transparência e capacidade preditiva, elementos essenciais para a transformação digital.
A aposta em I&D é um dos alicerces da estratégia, com um investimento de 62,2 milhões de euros em 2023, correspondente a 12% das receitas anuais. O portfólio da empresa inclui soluções personalizadas – como a Fashion on Demand, a Flex Offer, o Automotive Cutting Room 4.0 e o Valia Furniture –, bem como ferramentas avançadas para otimização e rastreabilidade, que reforçam a sua posição como líder em soluções que integram inteligência artificial e big data.